Nesta segunda-feira (21/6/2021), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.
Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.
Nesta segunda-feira, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, acompanhou o primeiro dia de atividades pedagógicas presenciais na Escola Estadual Major Laje, em Itabira. “É uma alegria muito grande ver como a escola foi cuidada com todo afeto. A gente vê uma equipe comprometida e que mostra o carinho e atenção a cada estudante. Temos visto a alegria de cada um nesse retorno”, enfatiza a secretária, que também agradece a todos os gestores escolares pelo empenho demonstrado neste momento.
A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.
Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.
Alegria pelo retorno
Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.
Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.
Foto: SEE-MG / Reprodução
Na Escola Estadual Major Lage, visitada pela secretária Julia Sant’Anna, cerca de 148 alunos receberam autorização dos pais e/ou responsáveis para participação nas atividades presenciais. “É muito legal voltar para a escola. Eu já estava ansioso. Estou muito feliz em rever meus colegas e a professora”, conta Ícaro dos Santos.
Já Maria Clara Oliveira, estava com muita saudade, porque ficava cansada de estudar em casa. “Gosto mais de estudar na escola. Senti falta dos meus coleguinhas e da minha professora”, revela.
Na unidade de ensino, os protocolos sanitários estão sendo seguidos por todos e os alunos reforçam os cuidados. “Gosto de ir para a escola para ver meus colegas e professores e sempre vou tomar todos os cuidados, que é o distanciamento, usar a máscara e passar o álcool nas mãos”, conclui Bernardo de Oliveira Gonçalves.
A diretora da escola, Tatiana Amaro Silva, fala da emoção de receber os alunos depois de mais de um ano de escolas fechadas por causa da pandemia. “Para a gente é muito prazeroso rever nossos alunos presencialmente. Só de ver o olhinho brilhando de prazer de retornar à escola nos deixa emocionados e com a certeza de que estamos fazendo o melhor para eles e garantindo a segurança de um retorno tranquilo, com toda estrutura necessária”.
A professora do 5º ano, Aline Almeida, conta que estava ansiosa pelo retorno. “Ansiedade é a palavra que me define. É muito emocionante ver a carinha de alegrias dos nossos alunos. Estamos aqui também pensando naqueles estudantes que ainda estão em casa”, afirma.
Para os pais e/ou responsáveis pelos estudantes, o primeiro dia de atividades presenciais também foi especial. Alessandra Carolina da Silva Coelho Rocha é mãe de duas alunas que estudam na escola. Ela conta que a decisão de autorizar a ida das filhas para as atividades presenciais veio depois de muita conversa e de ver a preparação da unidade de ensino.
“A princípio eu tive medo, mas conversei muito com o pediatra das minhas filhas. Temos que confiar na escola em que colocamos nossos filhos. Quando cheguei aqui e vi as adaptações, fiquei encantada pelo distanciamento das carteiras, marcação no chão, os profissionais estão todos paramentados. Eu estou segura e sei que minhas filhas estão seguras e felizes”, avalia.
Segurança dos protocolos
A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.
Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.
Ensino híbrido
Com a retomada das atividades presenciais, o ensino híbrido é oferecido aos estudantes, ou seja, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. As atividades pedagógicas presenciais serão ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma.
O Regime de Estudo não Presencial segue sendo disponibilizado. Os estudantes continuam recebendo os Planos de Estudos Tutorados (PETs), além de contarem com as teleaulas do programa Se Liga na Educação e do aplicativo Conexão. A carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio dos PETs e das atividades complementares elaboradas pelo professor.
Lista de escolas que iniciaram as atividades presenciais em 21/6
- EE Da Fazenda Palmeiras, em Rio Pardo de Minas
- EE Elesbão José Dos Santos, em Rio Pardo de Minas
- EE Elpídio Ribeiro Dos Santos, em Rio Pardo de Minas
- EE Geraldino Francisco Da Silva, em Rio Pardo de Minas
- EE José Cristiano, em Rio Pardo de Minas
- EE Norberto De Almeida Rocha, em Rio Pardo de Minas
- EE Antônio Penna Sobrinho, em Caratinga
- EE Dom Carloto, em Caratinga
- EE João Moreira Franco, em Caratinga
- EE Mary Lucca Chagas, em Caratinga
- EE Princesa Isabel, em Caratinga
- EE Professora Maria Fontes, em Caratinga
- EE Sinfrônio Fernandes, em Caratinga
- EE Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste
- EE Coronel Fabriciano Felisberto De Brito, em Antônio Dias
- EE Germano Pedro De Souza, em Antônio Dias
- EE Coronel Silvino Pereira, em Coronel Fabriciano
- EE Intendente Câmara, em Coronel Fabriciano
- EE Padre Deolindo Coelho, em Coronel Fabriciano
- EE Professor Francisco Letro, em Coronel Fabriciano
- EE Professora Celina Machado, em Coronel Fabriciano
- EE Zacarias Roque, em Coronel Fabriciano
- EE Capitão Egídio Lima, em Timóteo
- EE Getúlio Vargas, em Timóteo
- EE José Ferreira Maia, em Timóteo
- EE Leôncio De Araújo, em Timóteo
- EE Tenente José Luciano, em Timóteo
- EE Antônio Martins Pereira, em Itabira
- EE Dona Eleonora Nunes Pereira, em Itabira
- EE José Ricardo Martins Fonseca, em Itabira
- EE Major Lage, em Itabira
- EE Professor Manoel Soares, em Itabira
- EE Professora Palmira Morais, em Itabira
- EE Antonino Ferreira Mendes, em Rio Piracicaba
- EE Marinho Silva, em Rio Piracicaba
- EE Arthur Berganholi, em Araçuaí
- EE Da Fazenda Diamantino, em Araçuaí
- EE Hilário Pinheiro Jardim, em Araçuaí
- EE José Dos Santos Neiva, em Araçuaí
- EE Professor Leopoldo Pereira, em Araçuaí
- EE Professora Aparecida Dutra, em Araçuaí
- EE Cônego Figueiró, em Francisco Badaró
- EE Presidente Juscelino Kubitschek, em Francisco Badaró
- EE São Sebastião, em Francisco Badaró
- EE De Vereda Do Paraíso, em Ninheira
- EE Deputado Chaves Ribeiro, em Taiobeiras
- EE Dona Beti, em Taiobeiras
- EE Professora Dona Preta, em Taiobeiras
- EE Cardeal Mota, em Morro do Pilar
- EE Adolfo Ferreira De Barros, em Capitão Enéas
- EE José Patrício Da Silveira, em Capitão Enéas
- EE Nossa Senhora Da Guia, em Capitão Enéas
- EE Cordiolino Souza Santos, em Francisco Sá
- EE Donato Santos, em Francisco Sá
- EE Eliseu Laborne, em Francisco Sá
- EE João De Deus Dias, em Francisco Sá
- EE Zeca Guida, em Francisco Sá
- EE Antônio Figueira, em Montes Claros
- EE Augusta Valle, em Montes Claros
- EE Beato José De Anchieta, em Montes Claros
- EE Carlos Versiani, em Montes Claros
- EE Clóvis Salgado, em Montes Claros
- EE De Santa Rosa De Lima, em Montes Claros
- EE De São Pedro Da Garça, em Montes Claros
- EE Deputado Esteves Rodrigues, em Montes Claros
- EE Dom João Antônio Pimenta, em Montes Claros
- EE Domingos Barbosa Braer, em Montes Claros
- EE Dona Quita Pereira, em Montes Claros
- EE Doutor Antônio Augusto Veloso, em Montes Claros
- EE Doutor João Alves, em Montes Claros
- EE Francisco Lopes Da Silva, em Montes Claros
- EE Francisco Peres, em Montes Claros
- EE Francisco Sá, em Montes Claros
- EE Gonçalves Chaves, em Montes Claros
- EE Irmã Beata, em Montes Claros
- EE João De Freitas Neto, em Montes Claros
- EE Monsenhor Gustavo, em Montes Claros
- EE Professora Cristina Guimarães, em Montes Claros
- EE Professora Dilma Quadros, em Montes Claros
- EE Professora Helena Prates, em Montes Claros
- EE Professora Marilda De Oliveira, em Montes Claros
- EE Secundino Tavares, em Montes Claros
- EE Simeão Ribeiro Dos Santos, em Montes Claros
- EE Vereador Francisco Tofani, em Montes Claros
- EE Zinha Prates, em Montes Claros
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.