Minas Gerais abre inscrições para concurso de auxiliar educacional

0

Até o dia 16/7/2021 estarão abertas as inscrições para o concurso de Assistente Executivo de Defesa Social – Auxiliar Educacional para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG). São 211 vagas de nível médio para cargos efetivos nas unidades socioeducativas de todo o Estado, sendo 21 delas reservadas para pessoas com deficiência. O salário é de R$ 1.750,10, para 40h de trabalho semanais, que podem ser cumpridas em escalas de plantão. A seleção será feita em duas etapas: uma prova objetiva de múltipla escolha e uma avaliação psicológica.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), empresa organizadora do concurso. Dúvidas devem ser encaminhadas, exclusivamente, para contato@ibgp.org.br. O valor de cadastro é de R$ 73,97. Candidatos desempregados ou com limitações financeiras poderão requerer a isenção da taxa, até 23h59 de 18/6, pelo site do IBGP, além de encaminhar a documentação solicitada via Sedex ou correspondência com Aviso de Recebimento. Acesse aqui o edital. 

Carreira

O concurso para a função de auxiliar educacional ampliará substancialmente a carreira nos centros socioeducativos de Minas. Atualmente, cerca de 20 servidores efetivos ocupam o cargo no Estado. O aumento tem como objetivo potencializar as atividades culturais, sociais e esportivas, conforme preconizam o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em busca de interromper a trajetória infracional dos adolescentes em medida de internação ou semiliberdade.

Processo

Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva será constituída por conteúdos de Língua Portuguesa, Informática Básica, Noções de Direito, Direitos Humanos, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, com duração de quatro horas. A prova será aplicada em 15/8, às 15h, simultaneamente, nos municípios de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Já a avaliação psicológica, de caráter eliminatório, será mediante convocação pelo endereço eletrônico do IBGP.

Formação

“Os aprovados passarão por um curso de formação para qualificação e maior eficiência na prestação dos seus serviços”, afirma a superintendente Educacional de Segurança Pública da Sejusp, Roberta Corrêa.

A capacitação dos servidores será após a posse e já contabilizada como carga horária de trabalho. Serão ministradas 540 horas de ensino, divididas entre aulas presenciais e a distância, com disciplinas que vão da legislação institucional e da visão sistêmica da Sejusp, à gestão e formação de pessoas no sistema socioeducativo e ao relacionamento interpessoal. 

Apesar de a aplicação do curso não ser obrigatória por lei, ela visa a preparação dos profissionais para o melhor desenvolvimento de suas funções.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui