Mais de 90% da população indígena mineira já foi vacinada contra a Covid-19

0

Mais de 90% da população indígena que vive em Minas Gerais já foi imunizada com duas doses de vacina contra a Covid-19. Ao todo, 6.871 moradores de 85 comunidades, espalhadas em 19 municípios mineiros, completaram o ciclo de imunização. Os dados, apurados nesta segunda-feira (17/5/2021), são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O percentual de vacinação deste público com a primeira dose chegou a 97,19%.

A imunização de indígenas, com mais de 18 anos, começou no dia 20 de janeiro e contou com a atuação de mais de 400 profissionais de saúde em Minas Gerais. A coordenadora estadual do Programa de imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, destacou a importância da vacinação desta população devido à alta vulnerabilidade.

“Estes grupos apresentam riscos a doenças respiratórias graves, com mais chances de agravamento da doença, até mesmo por viverem aldeados, bem próximos. A vacinação é muito importante para protegê-los de surtos de casos nas comunidades, diminuindo o risco de complicações, casos e óbitos”, afirma Josianne.

Ainda segundo a coordenadora, o percentual mínimo de cobertura vacinal estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) é de 90%, mas ela ressalta a importância de toda a população indígena receber a segunda dose dos imunizantes.

Territórios

As terras indígenas homologadas estão espalhadas por 19 municípios mineiros: Açucena, Araçuaí, Bertópolis, Caldas, Campanário, Carmésia, Coronel Murta, Guanhães, Itacarambi, Itapecerica, Ladainha, Martinho Campos, Pompéu, Presidente Olegário, Resplendor, Santa Helena de Minas, São João das Missões, São Joaquim de Bicas e Teófilo Otoni. 

A vacinação de indígenas contra a covid-19 em Minas Gerais começou em 20 de janeiro deste ano, com a população da aldeia Brejo Mata Fome, no município de São João das Missões. O cacique Domingos Xakriabá foi o primeiro indígena a ser vacinado no Estado.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui