Uma ação conjunta entre policiais mineiros e baianos resultou na prisão de seis pessoas em Nanuque, no Vale do Mucuri, nesta sexta-feira (23/4/2021). A Operação Panóptico, desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com as Polícias Militares de Minas Gerais (PMMG) e da Bahia (PMBA), teve como objetivo o combate ao crime organizado na cidade localizada na região de fronteira entre os dois estados. Além dos presos, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão.
No curso dos trabalhos, as equipes policiais arrecadaram 269 buchas de maconha, 134 pedras de crack, R$ 18 mil, aparelhos celulares, diversos invólucros utilizados para embalar drogas, um revólver e uma central de monitoramento completa.
As investigações iniciaram quando as polícias Civil e Militar perceberam que algumas organizações criminosas estavam acompanhando as atividades policiais por meio de uma central de monitoramento.
O nome da operação se refere à teoria do filósofo francês Michel Foucault, a qual defende que em determinados sistemas, agentes têm o poder de monitorar e sancionar o comportamento do resto, sem que eles possam discernir se estão ou não sendo monitorados.
Outras informações
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.