UFVJM totaliza 11 mil exames de Covid-19

0

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) concluiu no mês de março a realização de 11 mil testes de diagnóstico de Covid-19, realizados em seu Laboratório-Escola de Análises Clínicas (Leac), vinculado ao Departamento de Farmácia.

O trabalho para adequação, organização e padronização técnica do Leac começou há exatamente um ano, quando o Brasil reconheceu oficialmente a pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Segundo o professor Danilo Bretas, o laboratório entrou formalmente em operação no mês de abril.

De acordo com o professor Danilo, cerca de R$ 2 milhões foram investidos no Leac pela UFVJM, municípios e governo do estado de Minas Gerais, sendo que mais de 80% desse valor está aplicado em insumos. “Parte dos recursos dos convênios com os municípios é destinada a bolsas pagas a estudantes colaboradores do laboratório que não recebem bolsas de outras instituições ou agências”.

“De abril até hoje, 35 pessoas estão à frente do trabalho, entre docentes, técnicos e estudantes. A UFVJM, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, é um dos laboratórios colaboradores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), estando a universidade inserida na Redelab Covid-19 do estado. Por esse motivo, através de um convênio firmado com o Ministério Público (MP) em Diamantina, pelo menos 14 prefeituras possuem convênio com o Leac”, explica o professor.

Os municípios conveniados são Coluna, Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Monjolos, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas e Serro, mas a UFVJM já atendeu, até o momento, 59 cidades da região.

Além das parcerias firmadas com os municípios, a UFVJM também estabeleceu uma parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) – Macrorregiões de Saúde NorteNordeste, da Central Estadual de Transplantes (CET) de Minas Gerais, para análise das amostras de possíveis doadores de órgãos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). O professor Danilo informa que foram realizados 50 testes específicos para a Central de Transplantes.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui