Inscrições para Ensino Médio de Tempo Integral em Minas Gerais seguem abertas

0

As inscrições para quem deseja uma das vagas remanescentes do Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) na rede pública estadual de Minas seguem até 2/4. Essa é uma oportunidade para optar por estudar em escolas que oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e o EMTI Profissional, garantindo uma formação ainda mais completa. Os cadastros podem ser feitos no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

As escolas que integram o EMTI contam com ações mais direcionadas ao projeto de vida dos estudantes e ao protagonismo juvenil. Além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao aluno os instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para seu futuro. 

Confirmação da matrícula

Após fazer a inscrição no Sucem e receber a indicação da escola mais próxima da sua residência que ainda tem vaga para o ano de escolaridade e etapa de ensino pretendidos, o responsável pelo aluno ou o próprio estudante maior de 18 anos deve realizar a matrícula.

Enquanto os municípios estiverem na onda roxa do Plano Minas Consciente, as matrículas das vagas remanescentes estão sendo realizadas digitalmente, por e-mail. Por meio das redes sociais e outros recursos disponíveis, as unidades de ensino devem divulgar amplamente os procedimentos, a documentação e o e-mail institucional da escola para a realização da matrícula. 

Também está disponível no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br a listagem com o e-mail das escolas. A documentação deve ser enviada dentro de quatro dias úteis após a data de encaminhamento do Sucem.

Documentação 

Para a confirmação da vaga é importante que pais e/ou responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, fiquem atentos à documentação necessária para efetivar a matrícula:

I – Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;

II – CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

III – Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

IV – Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

EMTI em Minas

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está expandindo a EMTI para garantir que mais alunos possam se matricular na modalidade. Em 2019, 78 unidades ofereceram o ensino integral. Em 2020, com a expansão, o número subiu para 274. Já em 2021, são 399 escolas de EMTI, distribuídas nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), totalizando mais de 67 mil vagas.

Ao todo, 66 escolas de EMTI disponibilizam cursos técnicos. Em todo o estado, são 15 diferentes opções: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui