Plano de Resposta é fundamental para que as prefeituras recebam recursos federais disponíveis no Cartão de Pagamento
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está convocando os representantes das cidades atingidas pelas chuvas para uma reunião na próxima terça-feira (7), em Governador Valadares, na região do Rio Doce. O encontro vai acontecer às 9h, na sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª. Risp), na Avenida Minas Gerais, nº 2.100.
A ação, que está sendo feita em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, é a segunda etapa de um workshop que aconteceu no sábado passado (28), quando técnicos da Cedec passaram orientações para representantes de 44 municípios sobre os trâmites burocráticos para o recebimento de recursos para recuperação das áreas atingidas.
No primeiro encontro, os municípios receberam informações sobre o procedimento para ter acesso ao cartão de Pagamento de Defesa Civil (decretação de Situação de Emergência, preenchimento do Formulário de Informação de Desastre – FID e elaboração do Plano de Resposta). Agora, eles vão ser orientados sobre a elaboração do plano, que deve descrever os recursos emergenciais necessários para restabelecimento da normalidade.
O Ministério da Integração Nacional pediu o apoio do Governo de Minas nessa etapa porque identificou a dificuldade de muitas cidades em preencher todos os requisitos. Dois técnicos do governo federal e dos técnicos do Estado vão estar no local.
Para o secretário executivo da Cedec, tenente coronel Fabiano Villas Bôas, a solicitação do cartão é uma medida preventiva, necessária até para os municípios que não foram afetados. “Qualquer prefeitura pode participar da ação e pode recorrer à Defesa Civil para ter informações sobre como proceder em caso de ocorrências relacionadas à chuva”, explica.