Gaeco identifica 26 envolvidos em falsificação de atestados médicos no Vale do Aço

0

Investigações realizadas pelo Grupo de Apoio de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Ipatinga, composto pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), identificaram 26 pessoas envolvidas em crimes contra a fé pública na cidade da região do Vale do Aço. Os levantamentos apontam que os investigados faziam parte de um esquema de falsificação de atestados médicos.

Segundo apurado, diversos servidores públicos da Prefeitura de Ipatinga e da Câmara Municipal utilizavam atestados médicos falsos para faltar aos serviços. Também foram identificados atestados de aptidão para assunção de cargos públicos. Os documentos eram emitidos sem a ciência do médico e com os timbres das redes municipais de saúde de Ipatinga e Timóteo, além de unidades privadas.

No total, 26 pessoas foram indiciadas, sendo 18 por uso de documento falso e outras oito pelo uso e falsificação de documento público. Dentre os investigados, quatro são ex-vereadores de Ipatinga e 22 funcionários públicos municipais efetivos e contratados.

Oito pessoas foram denunciadas, enquanto as 18 indiciadas pelo uso de documento falso fizeram o acordo de não persecução penal após as confissões dos crimes. Muitas delas informaram ainda como funcionava o sistema de emissão, que ocorria por meio de um ex-vereador e os assessores dele.

O coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Bruno Schiavo Cruz, informou que o acordo foi previsto na Lei 13.964/2019 e, caso seja homologado pela Justiça, essas pessoas pagariam multa de, no total, cerca de R$ 50 mil, valor que seria ressarcido à Câmara e à Prefeitura.

O delegado Gilmaro Alves Ferreira destaca que as investigações tiveram o apoio dos poderes Executivo e Legislativo Municipal no envio de dados, após autorização judicial.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui