Na manhã desta terça-feira (2/3/2021), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concedeu entrevista coletiva, em Governador Valadares, para alertar a população da cidade e região sobre o golpe do falso atendente de instituição bancária. Na ação criminosa, o suspeito permanece com a vítima ao telefone, enquanto um suposto funcionário do banco vai até a casa da vítima e recolhe cartões de crédito/débito, juntamente com as senhas.
De acordo com a delegada Juliana Fiúza, que responde pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações em Governador Valadares, somente entre os dias 23 e 25 de fevereiro deste ano, 16 vítimas registraram ocorrência relatando casos parecidos. “A maioria das vítimas são idosas, mas nós identificamos uma mulher, de 38 anos, que teve prejuízo estimado em mais de R$ 15 mil, isso somente com os cartões de crédito. Podemos estimar que o prejuízo total causado a todas as vítimas juntas gira em torno de R$ 200 mil”, disse.
Ainda de acordo com a delegada, as vítimas narraram situações muito semelhantes. “O falso atendente do banco liga para a vítima e alega que o cartão dela foi utilizado indevidamente em diversas transações, com valores altos. Os suspeitos afirmam que para que ocorram a regularização e o bloqueio do cartão, é necessário entregar os cartões e as senhas ao funcionário do banco, que vai até a residência da vítima”.
Além disso, os suspeitos solicitavam que as vítimas permanecessem com os celulares desligados e telefones fixos inativos por, pelo menos, uma hora, a fim de que a regularização fosse feita. “Nesse meio tempo, aproveitando-se de que as vítimas não podiam receber as notificações das transações, eles realizavam saques nas contas e até compras em lojas físicas. Temos uma vítima que somente em aplicativo de transporte de passageiros teve prejuízo de aproximadamente R$ 3 mil”, salientou Fiúza.
Com o objetivo de apresentar à população os principais golpes cometidos por criminosos, a Polícia Civil lançou, no mês de julho de 2020, a cartilha Golpe, só se for nos criminosos. “Esse é mais um alerta para que as pessoas tomem cuidado. Não entreguem seus cartões a terceiros e, principalmente, não informem suas senhas, pois elas são pessoais. Nenhum banco vai até a casa do cliente ou solicita a entrega das senhas e dos cartões. Na dúvida, desconfie! Vá até a sua agência e converse com o seu gerente. Se não for possível, devido à pandemia, ligue para o telefone que consta no verso do seu cartão, pois esses são os canais oficiais do seu banco”, finalizou a delegada.
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