Polícia Civil e Gaeco concluem investigação sobre desvio de medicamentos em Ipatinga

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Ipatinga), concluiu as investigações que apuraram desvio de medicamentos junto à Prefeitura Municipal de Ipatinga.

As investigações demonstraram que entre os anos de 2017 e 2019, funcionários públicos municipais manipulavam os sistemas de informações, dispensando quantidades enormes de medicamentos para parentes e até mesmo em nomes próprios, desviando-os da rede municipal de saúde.

O delegado Gilmaro Alves Ferreira, que atua junto ao Gaeco de Ipatinga, explica que “durante as investigações, dois farmacêuticos do município confirmaram que a dispensação, incluindo a de medicamentos controlados, não eram fiscalizadas e que, durante o fechamento dos balanços, manipulavam o sistema de informações da rede pública municipal, incluindo registros que sabiam ser falsos, com o intuito de ocultar a dispensação irregular dos medicamentos”.

O procedimento teve início com a provocação do Poder Executivo Municipal, que após auditoria interna constatou parte das irregularidades. Durante as investigações, 36 pessoas, entre investigados e testemunhas, foram ouvidas em cartório.

Com a conclusão das investigações, dois suspeitos foram indiciados pelos crimes previstos nos artigos 312 e 313-A do Código Penal Brasileiro. O procedimento encontra-se em fase de análise de acordo de não persecução penal junto ao Poder Judiciário.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui