Chuvas provocam alagamentos, deslizamentos e mortes em Santa Maria de Itabira

0

As chuvas que caíram em Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas Gerais, provocaram alagamentos, desmoronamentos e mortes. Vários imóveis da cidade ficaram debaixo de água devido ao transbordamento do Ribeirão Jirau e moradores foram soterrados após deslizamentos. Estradas e vias foram interditadas.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou dois óbitos após o temporal que atingiu o município na madrugada deste domingo (21/2/2021). As vítimas são um homem, de 39 anos, que morreu após um deslizamento no bairro Poção, e uma mulher, de 42, que foi soterrada na zona rural.

Diversas casas foram atingidas por deslizamento de terra no bairro Poção. Segundo a Defesa Civil, quatro pessoas estão desaparecidas: em uma residência são procurados um pai e duas filhas, já em outra casa uma criança está desaparecida.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados pelo menos onze pedidos de socorro de moradores dos bairros Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Poção e Cidade Nova. O número de desalojados ainda não foi contabilizado.

Ajuda aos atingidos

O governo de Minas Gerais informou que um gabinete de crise foi montado para coordenar a assistência às vítimas e à população afetada. Equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foram direcionadas aos municípios mais afetados pelas chuvas para prestar auxílio, sendo iniciada a distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e material de limpeza.

“Em Santa Maria de Itabira, helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate. Um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também partiu rumo ao município. Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda”, afirmou o governador Romeu Zema.

A prefeitura de Itabira, cidade vizinha, também colocou as escolas à disposição para abrigar e fornecer alimentação aos moradores. As autoridades também estão se mobilizando para recolher donativos.

Previsão de chuvas

Desde o carnaval, a situação é monitorada pela Defesa Civil de Santa Maria de Itabira e a previsão já era de chuvas mais intensas para o fim de semana.

Para os próximos dias, são esperadas pancadas de chuvas e chuvas isoladas, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu alerta de perigo para várias regiões de Minas Gerais.

Fotos

Vídeos

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui