O município de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, perdeu 229 doses da CoronaVac, imunizante Covid-19 produzido pelo Instituto Butantan, devido a uma pane em um dos três refrigeradores da sala de vacinas, localizada na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, no Centro da cidade. O problema ocorreu no último fim de semana e só foi constatado na manhã dessa segunda-feira, 15/2, quando as funcionárias da equipe de vacinação iniciaram seu turno de trabalho e verificaram que o equipamento estava com temperatura alterada, registrando 36,6 graus, quando não deveria passar de 8 graus.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, a Prefeitura acionou imediatamente a empresa responsável pela manutenção do equipamento para diagnosticar onde ocorreu o problema. E também pediu a colaboração das polícias Militar e Civil para identificar possíveis responsáveis.
Ele adiantou que o técnico da empresa, após vistoria no equipamento, verificou defeito raro no termostato do refrigerador, que, segundo informou, em mais de 30 anos de trabalho e mais de 500 manutenções, constatou apenas cinco semelhantes até hoje.
Doses
O município recebeu do Governo de Minas três lotes com os imunizantes contra a Covid-19, sendo 210 doses da vacina AstraZeneca, aplicadas em sua totalidade, e 604 doses da vacina CoronaVac – 402 destinadas à aplicação de primeiras doses e 202 para a segundas doses.
Do total de doses de CoronaVac, até a sexta-feira passada, já tinham sido aplicadas 375 doses, sendo que 284 pessoas no município já tinham recebido a primeira dose da vacina e outras 91 tiveram o ciclo de imunização concluído com a aplicação da segunda dose.
“Esta situação deixou todos nós da administração municipal totalmente consternados. Estamos empenhados no combate à covid-19 em nossa cidade e o ocorrido interrompeu nossa campanha de vacinação”, afirmou o secretário. Barberá informou que o prefeito Arnaldo Chaves já fez contato com o Governo do Estado solicitando a reposição emergencial das vacinas. E deverá se reunir com representantes da Secretaria de Estado da Saúde para tratar do assunto nos próximos dias.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Igarapé
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.