Igarapé perde 229 doses de CoronaVac após pane em equipamento de refrigeração

0

O município de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, perdeu 229 doses da CoronaVac, imunizante Covid-19 produzido pelo Instituto Butantan, devido a uma pane em um dos três refrigeradores da sala de vacinas, localizada na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, no Centro da cidade. O problema ocorreu no último fim de semana e só foi constatado na manhã dessa segunda-feira, 15/2, quando as funcionárias da equipe de vacinação iniciaram seu turno de trabalho e verificaram que o equipamento estava com temperatura alterada, registrando 36,6 graus, quando não deveria passar de 8 graus.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, a Prefeitura acionou imediatamente a empresa responsável pela manutenção do equipamento para diagnosticar onde ocorreu o problema. E também pediu a colaboração das polícias Militar e Civil para identificar possíveis responsáveis.

Ele adiantou que o técnico da empresa, após vistoria no equipamento, verificou defeito raro no termostato do refrigerador, que, segundo informou, em mais de 30 anos de trabalho e mais de 500 manutenções, constatou apenas cinco semelhantes até hoje.

Doses

O município recebeu do Governo de Minas três lotes com os imunizantes contra a Covid-19, sendo 210 doses da vacina AstraZeneca, aplicadas em sua totalidade, e 604 doses da vacina CoronaVac – 402 destinadas à aplicação de primeiras doses e 202 para a segundas doses.

Do total de doses de CoronaVac, até a sexta-feira passada, já tinham sido aplicadas 375 doses, sendo que 284 pessoas no município já tinham recebido a primeira dose da vacina e outras 91 tiveram o ciclo de imunização concluído com a aplicação da segunda dose.

“Esta situação deixou todos nós da administração municipal totalmente consternados. Estamos empenhados no combate à covid-19 em nossa cidade e o ocorrido interrompeu nossa campanha de vacinação”, afirmou o secretário. Barberá informou que o prefeito Arnaldo Chaves já fez contato com o Governo do Estado solicitando a reposição emergencial das vacinas. E deverá se reunir com representantes da Secretaria de Estado da Saúde para tratar do assunto nos próximos dias.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui