A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou nove pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro de forma ilegal em duas casas no bairro São Luiz, em Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce. Duas pessoas foram autuadas e multadas pela prática criminosa.
A PM recebeu denúncias de que um homem de 76 anos e uma mulher, de 59, capturavam as aves e depois as transportavam para São Paulo, onde seriam vendidas.
Na casa do idoso foram apreendidos oito pássaros silvestres, sendo três canários-da-terra, três coleiros e dois trinca ferros. Já na casa da mulher foi apreendido um canário-da-terra. Todas as aves estavam sem anilhas e mantidas em gaiolas de madeira.
Como não foram encontrados indícios do transporte e da venda, os suspeitos foram autuados pelo crime de manter ave silvestre em cativeiro sem autorização.
O idoso foi multado em R$ 11.240,40 e a mulher recebeu multa de R$ 2.958,00. Eles assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência e se comprometeram a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Conselheiro Pena.
As aves resgatadas foram devolvidas à natureza. As gaiolas em que elas estavam foram destruídas.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.