Perigos da deglutição: o que fazer quando a criança engasga?

0

Engasgar durante a alimentação é comum, mas a atenção dos pais é fundamental em todas as ocasiões

De maneira geral, o engasgo é inofensivo para adultos e crianças. No entanto, casos graves podem acontecer, especialmente quando se trata de casos infantis. O engasgo acontece quando ao invés de descer pela parte posterior (o esôfago), o alimento acaba descendo pelos orifícios frontais, chamado de espaço glótico. Seguindo esse caminho, chegará aos pulmões, impedindo a respiração, e trará prejuízos que podem ser irreversíveis.

Entre os principais sinais de que a criança está engasgada estão a tentativa dificultosa de tossir, além da tentativa de fala ou apontamento para a região de desconforto. De acordo com Saramira Cardoso Bohadana, coordenadora do Programa Aerodigestivo do Sabará Hospital Infantil, a criança pode ficar sem ar e roxa. “Ela aspira o corpo estranho e, em vez de ir para o esôfago, vai para a traqueia obstruindo a respiração”, detalha.

Ao detalharmos quais alimentos podem causar engasgo e broncoaspiração, destacam-se o amendoim e a pipoca, especialmente. Mas, se a criança tem problemas recorrentes com deglutição, é necessário buscar ajuda especializada. Além disso, também pode ocorrer a broncoaspiração de brinquedos pequenos, sendo necessário sempre verificar a faixa etária indicativa e acompanhar a brincadeira.

A dica, ao perceber que a criança está engasgada, é que os responsáveis não se desesperem. Usar os dedos para tentar tirar o alimento ou o objeto de dentro da boca não é recomendado, especialmente se ele não puder ser visto com clareza.

Nesse caso, a ação mais recomendada é realizar a clássica manobra Heimlich: cujo objetivo é simular uma tosse com ar residual no corpo da criança, a fim de que ela consiga expelir o alimento ou objeto. Em alguns casos, caso a criança pare de respirar, fazer massagem cardíaca é fundamental para incentivar as batidas do coração, e impedir óbito enquanto o socorro não chega.

Problemas de deglutição de alimentos

A dificuldade de engolir alimentos também merece atenção redobrada dos pais. Também chamada de disfagia, o problema de deglutição ocorre quando o transporte do alimento da boca até o estômago apresenta alguma interrupção, dando a sensação de que algo está preso na garganta.

Para crianças e adultos com disfagia recorrente, o Thicken Up auxilia no processo de uma alimentação mais segura. A sua adição aumenta a viscosidade de alimentos líquidos e, com isso, evita que sejam acidentalmente aspirados durante a deglutição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui