6 benefícios da soja para o organismo

0

Entenda porque consumir o grão regularmente é importante para a saúde do corpo

Atualmente a soja é um grão amplamente conhecido no mercado consumidor brasileiro. Rica em proteínas, o cultivo de soja no Brasil passou a ser estimulado nos anos 50, por ser a melhor alternativa de verão para substituir o trigo, cultivado no inverno.

Atualmente, o país produz 75 milhões de toneladas de soja, e é comprovado que este grão proporciona muitos benefícios para a saúde. Confira quais são os principais benefícios para o consumo regular da soja:

Redução do colesterol

A soja amarela, mais conhecida no dia a dia dos brasileiros, é capaz de auxiliar na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, ajudando a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom.

Alívio na menopausa

Outro importante benefício do consumo da soja regularmente é o alívio nos efeitos da menopausa no organismo da mulher. O alimento também possui isoflavonas e ajuda evitar a perda de massa óssea.

Auxílio no emagrecimento

A soja preta ajuda a emagrecer, conforme estudo da Universidade Católica da Coréia do Sul. De acordo com as pesquisas, as antocianinas, que proporcionam o pigmento escuro à soja preta, são capazes de agir nas células que armazenam gorduras no corpo e favorecer a perda de peso.

Reposição de vitaminas

A soja preta também é muito interessante para a saúde por ser rica em proteínas, minerais e vitaminas A e C. Porém, o alimento possui baixa quantidade de isoflavonas, que auxiliam a evitar a perda de massa dos ossos e favorecem o equilíbrio emocional.

Favorece o crescimento infanto juvenil

Ambos os tipos de sojas (amarela e preta) são ricas em proteínas, nutriente que favorece o crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos. Portanto, a soja pode ser um ótimo substituto para a carne. Vale destacar, também, que a soja é rica em fibras, por isso o seu consumo ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

Previne o câncer de mama

Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelou que o consumo frequente de soja é capaz de diminui o risco de câncer, também devido às isoflavonas.

Como consumir a soja no dia a dia?

A soja pode ser consumida de diversas maneiras. As formas principais são as variações de

farinha, grão, tofu, óleo e soja texturizada. Apesar de oferecer riqueza de nutrientes em todas as formas, é como tofu que as propriedades são melhor absorvidos pelo organismo.

Além disso, quem depende de dieta enteral pode contar com o Isosource Soya, alimento enteral normocalórico indicado para manutenção e/ou recuperação do estado nutricional em situações de risco nutricional, desnutrição leve, anorexia ou em estado de convalescença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui