Fireball cruza o céu de parte do Brasil; veja vídeo

0

Uma bola de fogo cortou o céu de várias cidades do interior de São Paulo e de outras regiões do Brasil. Conforme especialistas, o fenômeno ocorreu na noite de terça-feira (15/12/2020) depois que uma rocha espacial entrou na atmosfera da Terra.

De acordo com a Bramon, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o caso correu às 21h35min, e foi capturado por câmeras instaladas em estações nos municípios de Nhandeara e Indiaporã, ambas em SP, e por outras cinco câmeras do Clima ao Vivo em São Paulo e Paraná. 

As análises preliminares indicam que a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra num ângulo de 18,6° em relação ao solo, a uma velocidade de 13,52 km/s (34,4 mil km/h). “Tornou-se visível a 60,8 km de altitude, próximo à divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Seguiu na direção leste por 11,6 segundos, até desaparecer a uma altitude aproximada de 25,3 km a sudoeste do município de Votuporanga, em SP”, explicou a Bramon.

Em seu ápice, o meteoro ainda chegou a -9,5 na escala de magnitude, usada na astronomia para medir o brilho dos objetos celestes. Isso significa que a bola de fogo foi cerca de 100 vezes mais brilhante que o planeta Vênus. Meteoros mais luminosos que Vênus também são chamados de “fireballs”.

Veja o vídeo:

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui