Mineiros participam da 31ª Feira Nacional de Artesanato

0

Cerca de 900 artesãos mineiros poderão incrementar a renda de final de ano com as vendas na 31ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. O evento, considerado o maior da América Latina, marca a retomada das atividades econômicas do setor. O Governo de Minas, em parceria com o Sebrae MG e o Ministério da Economia, disponibiliza um estande com 912 m². Durante sete dias, artesãos de várias regiões do estado podem expor seus produtos e fomentar novos negócios.

A Diretoria de Artesanato da Sede atua neste projeto supervisionando e operacionalizando o espaço disponibilizado. Todos os profissionais foram selecionados por meio de chamamento simplificado, com vagas distribuídas para grupos, associações ou cooperativas de produções artesanais. “Estou muito feliz em divulgar o meu trabalho para tantas pessoas. É gratificante encontrar um momento para apresentar o que faço com muito amor e dedicação. Tenho 35 anos de artesanato e amo a minha profissão. Faremos bons negócios na feira”, diz a artesã Vanessa Melo, do município de Florestal.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor conta com cerca de 8,5 milhões de trabalhadores em todos os cantos do Brasil. O artesanato é responsável por, aproximadamente, 3% do Produto Interno Bruto (PIB), movimentando, em números aproximados, R$ 100 bilhões. Em Minas Gerais, há cerca de meio milhão de cidadãos trabalhando diretamente com o setor. O faturamento anual gira em torno de R$ 6 bilhões. 

“A Feira Nacional de Artesanato é uma referência para o setor, sendo um importante espaço para que os artesãos possam divulgar e comercializar seus trabalhos, gerando emprego e renda. O ano de 2020 foi de muita dificuldade econômica, com a suspensão dos eventos presenciais. Preparamos um estande com toda a responsabilidade e segurança, obedecendo os protocolos sanitários estabelecidos para a pandemia”, explica o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais, Frederico Amaral.

Formalização

A equipe da Sede estará na feira promovendo a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O serviço, sempre executado presencialmente, foi suspenso em março devido à pandemia de covid-19. O atendimento será realizado na Ilha do Conhecimento, estande disponibilizado pelo Ministério da Economia, durante todos os dias da feira, entre 10h30 e 20h30. 

“Atuamos em diversas frentes para fomentar a economia e a cultura de Minas Gerais. A emissão do documento que formaliza a profissão é um passo a mais nos benefícios para o setor. Válido em todo o território nacional, garante aos profissionais acesso aos cursos, feiras e eventos diversos”, destaca o diretor de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz. 

Serviço: 31ª Feira Nacional do Artesanato

Data: até  6/12 

Horário: 10h às 21h

Local: Expominas BH – Avenida Amazonas, 6.200, Belo Horizonte

Ingressos: clique aqui

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui