Pix começa a funcionar em todo o Brasil

0

A partir de agora, é possível transferir dinheiro de forma imediata, por meios eletrônicos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. É o Pix, a plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central, que começa a funcionar efetivamente a partir de hoje.

O professor de Direito Empresarial do Ibmec, Isac Costa, é especialista em finanças e regulação. Ele destaca as vantagens de usar o Pix para quem vai pagar e também para quem for receber dinheiro.

Com o uso do Pix, o Banco Central espera reduzir a circulação de papel moeda e aumentar a segurança nas transações financeiras. É porque o dinheiro vivo é mais fácil de ser roubado ou usado em operações criminosas.

Para usar o Pix é preciso cadastrar as chaves de acesso nas instituições financeiras. A chave pode ser o CPF ou CNPJ, o telefone, o e-mail ou você pode usar um código aleatório. É como se fosse o endereço para mandar uma carta. Você só vai precisar informar a sua chave Pix quando for receber dinheiro, por meio de pagamento ou transferência. Quem for pagar não precisa informar a própria chave, mas precisa saber o código do destinatário, que pode estar num QR-code, um código de barras ou pode ser informado pela pessoa.

Quem ainda não cadastrou a chave, mas quer usar o Pix, basta procurar o banco no qual possui conta. É possível fazer o registro pelo site, pelo aplicativo ou pessoalmente, na agência da instituição financeira. E atenção: se alguém dizendo ser do banco te procurar para cadastrar, desconfie!!

O professor do Ibmec, Isac Costa, alerta que essa é a forma mais usada para aplicar golpes com a nova modalidade de transação.

Além de compras comuns, algumas contas também poderão ser pagas com o Pix. Entre elas, a conta de luz. O pagamento imediato, nesses casos, deve acelerar o religamento de energia para quem perdeu o prazo de pagamento, mas colocou a conta em dia.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui