Parlamento Jovem Brasileiro conta com oito estudantes mineiros

0

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) empossou os 78 jovens brasileiros selecionados para participar da iniciativa. Dentre os deputados jovens, oito são mineiros e, deste total, dois são estudantes da rede pública estadual de ensino.

Este ano, devido à pandemia de covid-19, as ações do PJB estão sendo realizadas de forma virtual. Até o mês de maio de 2021, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar as principais etapas de um processo legislativo. Estão previstas atividades virtuais, como tutoria a distância para relatoria de projetos e redação de pareceres, realização de audiências públicas e deliberação nas comissões temáticas.

Ao fim das atividades está prevista a realização de uma sessão plenária, em Brasília. As ações do PJB podem ser acompanhadas neste site.

Rede estadual

Pela rede pública estadual de ensino mineira estão participando da iniciativa as alunas: Maria Helena Oliveira Soté, da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia; e Rafaela Cristina Ferreira, da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba.

Para Rafaela, a experiência da posse, mesmo de forma virtual, foi única. “Mesmo longe senti um nervosismo e uma alegria inexplicável. É muito gratificante saber que o meu esforço valeu e que, agora, sou uma deputada jovem”, revela a aluna do 1º ano do ensino médio. Para participar da iniciativa, ela apresentou um projeto de lei sobre a criação de grupos de apoio em escolas públicas para adolescentes grávidas ou que já engravidaram.

Já Maria Helena conta que a posse foi um momento muito especial e que está gostando das atividades que estão sendo oferecidas pelo PJB. “Gostei muito. Apesar de tudo ter começado recentemente, já deu para trocar muitas ideias e aprender coisas novas”. Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, a estudante do 3º ano do ensino médio escreveu um projeto de lei propondo que os jogos eletrônicos, ou seja, os de computadores, sejam usados na escola como uma forma alternativa de ensino.

NOMEESCOLACIDADE DA ESCOLA
Amanda Lara SantosCAp-COLUNI – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de ViçosaViçosa
Filipe Belchior Bessa ZanovelloColégio NacionalUberlândia
Lidia Nataly Santos SousaInstituto Federal de Minas Gerais – Campus Ribeirão das NevesRibeirão das Neves
Maria Helena Oliveira SotéEscola Estadual Messias PedreiroUberlândia
Rafaela Cristina FerreiraEscola Estadual Dr Adiron Gonçalves
Boaventura
Rio Paranaíba
Ryan Alves RochaColégio UniãoTrês Corações
Sofia Santos de Oliveira Colégio Santo AntônioBelo Horizonte
Vinícius Lucca Faria GaldinoColégio Anglo de Sete LagoasSete Lagoas

A relação completa com o nome de todos os jovens que estão participando do PJB pode ser conferida clicando aqui.

A iniciativa

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados.

A posse deste ano foi realizada na sexta-feira (6/11).

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui