Hemominas convoca doadores de todos os tipos sanguíneos

0

Fundação Hemominas faz mais um apelo à população e convoca os doadores de todos os tipos sanguíneos a comparecerem nas unidades para fazer a doação e ajudar a regularizar os estoques, que se encontram 40% abaixo do ideal.

Houve queda significativa no número de doadores desde o início da pandemia do coronavírus, o que reduziu o estoque que já estava em níveis baixos, quadro que pode comprometer a assistência a quem precisa de transfusão. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável.

Segurança

Importante ressaltar que a fundação adota procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue.

Os protocolos para segurança sanitária dos hemocentros envolvem agendamento prévio do horário para doação; uso obrigatório de máscaras; utilização do álcool gel / líquido70% para higienização das mãos e reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Como fazer a doação

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 kg. O doador deve estar descansado e bem alimentado no momento da doação.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação).

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pela covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue aqui.

Agendamento

As doações devem ser agendadas on-line ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, é importante que o doador faça o cancelamento e libere o horário a outro candidato.

Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o estado.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui