Entenda o que é câncer de cólon, que matou o ator Chadwick Boseman

0

O câncer de cólon, também conhecido colorretal, é um tipo de tumor que atinge o intestino grosso. A doença causou a morte do ator Chadwick Boseman, de 42 anos, que interpretou o personagem do filme “Pantera Negra”, afeta também o reto e ânus. Após quatro anos de tratamento, Bosenam morreu na sexta (28/8/2020).

Segundo o Instituto Brasileiro do Câncer (INCA), os principais sintomas desse tipo de tumor são sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente e alteração na forma das fezes (muito finas e compridas).

Na maioria dos casos, a doença é tratável e frequentemente curável, principalmente, ao ser detectada precocemente e quando ainda não se espalhou para outros órgãos. A cirurgia é o tratamento inicial, em que a parte do intestino afetada é retirada. Radioterapia, associada ou não à quimioterapia, também é outra etapa do tratamento para reduzir a chance de retorno do tumor. No entanto, se a doença estiver espalhada por outros órgãos, com metástases para o fígado, pulmão e outras partes do corpo, as chances de cura são menores.

Ainda de acordo com o INCA, fatores como excesso de peso e alimentação não saudável, consumo de carnes processadas e ingestão de carne vermelha em excesso são alguns dos fatores de riscos. Pessoas acima de 50 anos também devem ficar atentas. “Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas”, diz o INCA, em seu site.

Por isso, especialistas alertam para a prevenção: alimentação saudável rica em fibras – com frutas, verduras, legumes, cereais, por exemplo –, atividade física e o não consumo exagerado de álcool, além de se evitar o tabagismo, são fatores importantes para a prevenção do câncer de cólon.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui