A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24/8), às 9 horas, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2020. O crédito bancário para cerca de 4,4 milhões contribuintes será realizado na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões.
Desse total, mais de R$ 240 milhões são para contribuintes com prioridade legal: idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e para os contribuintes que tem como maior fonte de renda o magistério.
Foram contemplados ainda cerca de 4 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho de 2020.
Para saber se teve a declaração liberada, você deve acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados e fazer uma declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar o valor nesse prazo, deve fazer um requerimento pela internet, por meio de um Formulário Eletrônico.
Se o valor não for creditado, o contribuinte pode ir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para as Centrais de Atendimento para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, no próprio nome, em qualquer banco.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.