Projeto contribui para geração de renda no semiárido mineiro

0

Parceria entre diversas entidades, incluindo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , o Projeto Dom Helder Câmara beneficiou quase 1,8 mil agricultores familiares no semiárido mineiro.

Desde que foi implantado, em 2018, famílias de 57 municípios foram beneficiadas com ajuda financeira e assistência técnica na implantação de uma atividade produtiva.

“O projeto atende agricultores familiares em situação de pobreza extrema, com renda per capita de até R$ 89 por mês. Cada família recebe R$ 2,4 mil para investir em uma atividade econômica definida em um projeto produtivo elaborado em conjunto com um extensionista da Emater”, diz a gestora estadual do projeto, a coordenadora técnica estadual da empresa, Luciana Rocha.

Participação

Para participar do projeto, os interessados devem ser cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico/Ministério da Cidadania) e possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os agricultores podem obter informações e orientações com os técnicos da Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). 

Recursos do projeto são aproveitados por produtores como Maria Creuza de Souza da Silva, da comunidade Rosário, município de Virgem da Lapa, no Nordeste de Minas Gerais. Ela conseguiu reformar o espaço em que produz quitandas, e diz ter realizado um sonho.

O pequeno cômodo, ao lado da casa da quitandeira, teve o piso trocado e recebeu nova pintura.  Também foi necessário refazer as instalações de água e energia elétrica. “Melhorou muito para produzir produtos de qualidade. Eu não teria condições de fazer a reforma sem essa ajuda”, conta Maria Creuza. 

As quitandas são biscoitos, pães, bolos, broas e rosquinhas, tudo feito no fogão a lenha. “Eu não abro mão disso. Eu me acostumei com o fogão a lenha. Dá um sabor diferente”, diz.

Assistência

Para participar do projeto, Maria Creuza contou com a Emater-MG, que trabalha em parceria com a Prefeitura de Virgem da Lapa. A Emater desenvolve o projeto técnico para a liberação dos recursos e acompanha as famílias durante sua implantação.

Ao todo,150 famílias de Virgem da Lapa já foram beneficiadas pelo projeto em atividades como avicultura, suinocultura, piscicultura, apiculturas e agroindústria. 

O projeto é parceria entre Mapa, Ministério da Cidadania (MC), Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (Fida), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Emater-MG.

Covid-19

Neste período de pandemia da covid-19, a Emater-MG também disponibiliza canais virtuais para atendimento aos produtores. Um deles é o Plantão Técnico, disponível no site (www.emater.mg.gov.br). Outro canal de informação é o WhatsApp, pelo número (31) 9 8453-6231. Os produtores também podem mandar um e-mail para os escritórios locais. Os endereços estão disponíveis no site.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui