O Brasileirão 2020 começou com festa para a torcida do Atlético Mineiro. O Galo mostrou força no teste de fogo que teve logo na rodada de abertura da competição e venceu o Flamengo por 1 a 0, neste domingo (9/8), no Maracanã.
Os comandados pelo argentino Jorge Sampaoli tentaram tomar conta da partida desde o início, mas o Flamengo desperdiçou uma excelente oportunidade aos 7 minutos. Bruno Henrique passou pelo goleiro Rafael e acertou a trave. Depois o jogo seguiu equilibrado até os 23 minutos, quando o lateral-esquerdo Guilherme Arana foi ao fundo e cruzou. Filipe Luís, na pequena área, tentou afastar, mas marcou contra. Atlético 1 a 0.
Depois, aos 31, o centroavante Gabriel Barbosa teve uma boa chance, chutando colocado. Aos 37, foi a vez do Galo ameaçar. Em contra-ataque, o atacante Savarino chuta em cima do goleiro Diego Alves. Aos 39 e aos 45 minutos, o Flamengo poderia ter marcado. Mas Bruno Henrique e Gabriel Barbosa perderam a chance.
No segundo tempo, o técnico Jorge Sampaoli manteve a equipe forçando a marcação na saída de bola do adversário e não foi tão ameaçada. A maior chance dos donos da casa foi logo aos 4 minutos. Gabigol, lançado na frente, finalizou para fora. O auxiliar chegou a marcar impedimento e os flamenguistas reclamaram a marcação de um pênalti. Ao analisar o VAR, o árbitro Raphael Claus descartou o impedimento, mas também não marcou a penalidade máxima. Na sequência, o Atlético Mineiro bloqueou bem o Flamengo e manteve o placar em 1 a 0.
Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians, na quarta-feira (12/8), às 19h15. O Flamengo visita o Atlético Goianiense, na mesma data, às 20h30.
Guilherme Arana destaca importância da vitória
Um dos destaques do Atlético, Guilherme Arana destacou a importância do resultado positivo no Rio de Janeiro, mas disse que é necessário manter os pés no chão porque ainda é preciso evoluir muito para alcançar objetivos maiores.
“O grupo está de parabéns. Não é porque ganhamos do Flamengo que somos os melhores e também não somos os piores. A gente vem trabalhando quietinho. Nas minhas entrevistas, sempre digo que o professor passa a ideia que ele quer e a gente precisava se aperfeiçoar o mais rápido. Então, a gente ainda está em busca, temos muito para crescer, mas esse passo foi muito grande, vencer o Flamengo aqui no Rio nos dá uma moral”, disse o lateral-esquerdo.
Questionado se a vitória no Maracanã era um resultado que mostrava que o Galo estará na briga pelo título, Arana afirmou que ainda é prematuro dizer qualquer coisa sobre isso.
“Ainda é muito cedo para falar, a gente tem que trabalhar e rever alguns erros que cometemos hoje, mas estamos no caminho certo, trabalhando. Infelizmente, o começo de 2020 não foi dos melhores, mas estamos voltados totalmente para o Brasileiro e trabalhando todos os dias para chegar na melhor forma e fazer um excelente campeonato”, comentou Arana, que foi eleito o melhor jogador em campo pela CBF.
Foto: Divulgação / Atlético-MG
Sampaoli comemora estreia vitoriosa do Atlético
A estreia vitoriosa do Galo na competição nacional foi comemorada pelo técnico Jorge Sampaoli, que ressaltou a importância do resultado.
“Começar bem o torneio é muito importante para um time jovem como o nosso. Começar desta forma, jogando uma partida difícil, contra uma grande equipe que nós surpreendemos e pudemos ganhar aqui, com muitas variações no desenvolvimento de jogo. A importância é saber que ganhamos três pontos como visitante. Daqui dois dias, jogaremos em casa contra o Corinthians e temos que melhorar algumas coisas”, disse o treinador atleticano.
Sampaoli reiterou a relevância do grande resultado conquistado pelo Atlético no Rio de Janeiro e também afirmou que o Galo precisa definir os jogos quando tiver a oportunidade para tal.
“Para nós, é muito importante. Tive a sorte de terminar o Brasileirão anterior vencendo o Flamengo com o Santos e começar de novo ganhando essa partida, mas são coisas do futebol. Seguramente, o Flamengo é uma equipe que vai brigar não só pelo Brasileiro, mas pela Libertadores. Tem um elenco incrível, um treinador que chegou agora, é muito estudioso e claro no que quer. Seguramente, não são jogos isolados que vão modificar o que um clube pretende. No nosso caso, temos que seguir evoluindo com esse time jovem. Entendendo que, em cada partida, temos que definir o jogo. Quando não definimos o jogo, temos alguns inconvenientes, como tivemos hoje em alguns momentos do jogo”, acrescentou Sampaoli.
O comandante da equipe alvinegra ainda falou da estratégia para segurar o ímpeto do adversário quando vários atacantes foram colocados em campo pelo técnico Domènec Torrent.
“Mais que tudo, com as variações que fez o treinador do Flamengo, pude realizar modificações estruturais que permitem que a equipe se adapte ao que poderia acontecer. Naquele momento, havia muitos atacantes em campo e eu tinha que tentar que a bola não chegasse a eles. Em outro momento, quando chegava a bola, ver como poderia defender. Um desenvolvimento de generosidade do grupo, que enalteceu a vitória contra um rival de muita importância”, concluiu.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.