A partir desta quarta-feira (5/8/2020), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disponibiliza o agendamento on-line para os atendimentos presenciais da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Teófilo Otoni. O serviço estará disponível no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Serão disponibilizados agendamentos para os serviços relacionados a veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No setor de vistoria de veículos serão disponibilizados em média, por mês, 1.260 horários, enquanto que no setor de documentação de veículos serão realizados 300 atendimentos, além de 900 horários para serviços relacionados a CNH.
O Delegado Augusto Drumond destaca que agendamento on-line de serviços é mais uma fase da modernização do atendimento ao público pelo Detran-MG. Isso possibilitando ao usuário maior facilidade para solicitar a realização do serviço desejado, evitando, assim, a formação de filas presenciais e, neste momento de crise de saúde pública enfrentada pelo Brasil, a aglomeração de pessoas. “Além disso, otimizará todo o atendimento por parte dos setores específicos da Ciretran em Teófilo Otoni, melhorando a qualidade na prestação do serviço demandado pelo usuário e do meio ambiente do trabalho dos servidores”, afirma.
Nos casos que demandarem vistoria do veículo, deverá ser realizado apenas um agendamento. Na data e horários disponibilizados, o cidadão deve comparecer ao setor para realizar o serviço, devendo, em seguida, direcionar-se ao setor de documentação para protocolizar o pedido.
O Delegado ressalta, ainda, que muitos serviços dos setores de documentação de veículos e de CNH já são oferecidos virtualmente por meio do site do Detran-MG, ou seja, o usuário não necessita deslocar-se até a Delegacia de Trânsito para resolver sua pendência.
Vistoria eletrônica
Desde a última semana, a vistoria eletrônica de veículos também está disponível na Ciretran de Teófilo Otoni. A inovação tecnológica possibilita tornar o procedimento mais seguro, evitando a ocorrência de fraudes, e também mais rápido, reduzindo o tempo de vistoria.
O Delegado Augusto Drumond afirma que a vistoria eletrônica significa uma modernização do processo de vistoria de veículos pelo Detran-MG. “A inovação proporciona maior segurança para o usuário e para o próprio servidor responsável pelo ato. Também contribui para redução das fraudes, uma vez que todo o histórico de movimentação do veículo junto ao Detran-MG ficará registrado por meio de fotografias, possibilitando ao consumidor, assim, verificar a procedência do bem, inclusive no que tange à originalidade da quilometragem do hodômetro, como ao vistoriador para comparar os números de chassi, do motor e de outros agregados no momento da vistoria e, com isso, identificar possível irregularidade”, explica.
O sistema eletrônico busca automaticamente as informações no banco de dados do Detran-MG por meio de leitura ótica realizada no QR Code, presente na ficha de cadastro do veículo, substituindo o decalque em meio físico. Durante o procedimento, são feitas fotografias do veículo, dos sinais identificadores e hodômetro (equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo), que serão armazenadas eletronicamente. Além de substituir o uso de papel, a ferramenta diminui a possibilidade de fraudes e erros nos processos de registros e transferências de veículos no estado.
O Sistema de Vistoria Eletrônica é disponibilizado na capital, desde o último ano, e já atende a outros municípios do interior.
As vistorias na Delegacia de Trânsito da 1ª Delegacia Regional de Teófilo Otoni são realizadas na Rua Lauro Vieira Ottoni, nº. 20, no bairro São Diogo. Em caso de dúvidas, o cidadão poderá entrar em contato por meio do telefone (33) 3259-3700 ou acessar o site www.detran.mg.gov.br.
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