Produtores do Vale do Mucuri recorrem a leilão virtual de gado

0

Produtores rurais de Pavão, no Vale do Mucuri, já se preparam para bater novamente o martelo on-line, no segundo leilão virtual de gado do município, previsto para o início de agosto. A primeira experiência foi no começo de julho e teve parceria da Emater-MG.

O leilão virtual foi uma saída para manter os eventos, durante a pandemia de covid-19. “Pavão é um município bem ativo em relação à realização de leilões, mas a comercialização de gado aqui na região diminuiu muito com a pandemia. Tivemos que adiar de três a quatro eventos, então, buscamos uma alternativa”, explica o produtor Thiago Marx Doehler, que vendeu bezerras no leilão do início deste mês.

A iniciativa, promovida por WhatsApp, envolveu 50 pessoas, entre grandes, médios e pequenos produtores da agricultura familiar. Antes de iniciar o leilão, o pecuarista tem acesso a vídeos dos animais para ajudar na decisão da compra.

Redução de custos

O leilão virtual foi considerado um sucesso entre os produtores locais, pelos bons resultados apresentados e pela redução dos custos da atividade, considerados altos em eventos do tipo. O faturamento foi de R$ 522 mil, com a venda de 162 animais. 

“O modelo on-line diminuiu custos com estrutura e logística, pois o produtor filma o animal na sua propriedade, pesa e envia para o grupo. Cada pessoa tem acesso aos dados e vai dando o lance. É rápido e de produtor para produtor”, explica o extensionista agropecuário, Lúcio Adriano Miranda, do escritório local da Emater-MG, em Pavão. De acordo com o técnico, outra vantagem da modalidade virtual é a preservação da saúde do animal, evitando estresse e perda de peso.

O produtor familiar Leonardo Cangussu, reside em Ipatinga, mas é dono de uma propriedade de 20 hectares na zona rural de Pavão. Por isso, o formato on-line o auxiliou no processo de compra de 11 bezerras guzolando (cruzamento das raças guzerá e holandesa). “Achei o leilão bem organizado, muito mais prático e dinâmico que o presencial”, afirma.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui