Delegacia de Trânsito de Medina implanta vistoria eletrônica

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (3/7/2020), na Delegacia de Trânsito do município de Medina, no Vale do Jequitinhonha, a vistoria eletrônica de veículos. A inovação tecnológica possibilita tornar o procedimento mais seguro, evitando a ocorrência de fraudes, e também mais rápido, reduzindo o tempo de vistoria.

A vistoria, obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), é o ato de avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

O Delegado Titular de Medina, Thiago de Carvalho Passos, destaca que a vistoria eletrônica permite a otimização do serviço prestado. “A todo momento, poderemos consultar, auditar vistorias anteriores e compará-las com a situação atual do veículo. Portanto, com o novo sistema, legalizar um veículo adulterado ficará extremamente difícil”, afirma.

O sistema eletrônico busca automaticamente as informações no banco de dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), por meio de leitura ótica realizada no QR code, presente na ficha de cadastro do veículo, substituindo o decalque em meio físico. Durante o procedimento, são feitas fotografias do veículo, seus sinais identificadores e hodômetro (equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo), que serão armazenadas eletronicamente. Além de substituir o uso de papel, a ferramenta diminui a possibilidade de fraudes e erros nos processos de registros e transferências de veículos no estado.

O Sistema de Vistoria Eletrônica é disponibilizado na capital, desde o último ano, e já atende a outros municípios do interior.

Em Medina, as vistorias são realizadas na Delegacia de Polícia Civil, na Rua Francisco Figueiredo, nº 240, no Centro. O atendimento acontece de segunda a quarta-feira, no horário de 08h30 às 11h30. É necessário realizar agendamento por meio do telefone (33) 3753-1110 ou do e-mail ciretran.medina@policiacivil.mg.gov.br.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui