Operação Via Láctea prende suspeitos de roubos de cargas de queijo no Vale do Rio Doce

0

Nesta quarta-feira (29/7/2020), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na região do Rio Doce, a operação “Via Láctea”, que culminou na prisão preventiva de quatro suspeitos de integrarem organização criminosa especializada em roubos de carga de queijo contra empresas sediadas na cidade mineira de Ipanema e entorno. O grupo também agia nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

As investigações tiveram início no dia 25 de março deste ano, quando três suspeitos armados abordaram, na zona rural de Pocrane, um caminhão de empresa de laticínios. Na ocasião, foram levados 5,5 mil quilos de queijo muçarela, que eram transportados pela Rodovia BR-474, sentido Ipanema/Aimorés.

O motorista foi rendido e conduzido pelos criminosos no veículo deles, enquanto um dos indivíduos fugiu no caminhão com a carga. A vítima chegou a ficar em poder dos suspeitos por mais de nove horas, até ser liberada na zona rural de Caratinga, próximo ao município de Santana do Paraíso.

Outros dois roubos com o mesmo modo de ação já haviam sido registrados contra uma cooperativa de Ipanema, porém os crimes ocorreram próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Trabalho investigativo

Por um longo período, a PCMG monitorou os investigados e seus colaboradores, de modo a desarticular toda a organização criminosa. Foi apurado que as cargas subtraídas estavam sendo comercializadas no estado do Espírito Santo.

Em contato com a Polícia Civil daquele estado, foi possível a recuperação de parte do carregamento roubado no mês de março, bem como a prisão em flagrante de vários receptadores. No dia 21 de abril, o caminhão foi localizado por policiais militares na cidade de Martins Soares, na Zona da Mata, sem algumas peças.

Dos quatro presos nesta quarta-feira (29), dois foram detidos em Belo Horizonte, um em Ipatinga e um em Ipanema. Entre eles está um vereador, de 45 anos, que seria o responsável por escolher a carga ser roubada e repassar informações ao restante da organização criminosa. As investigações demonstraram que ele ficava com parte do dinheiro produto dos crimes.

Ao todo, 25 policiais civis participaram da operação. Os presos foram encaminhados ao Sistema Prisional, e o inquérito policial deve ser concluído nos próximos dias.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui