O uso da internet a favor da educação em Ataléia

2

Pensando no tempo em que faz-se necessário o isolamento social devido à Covid-19, no atual método de Ensino Remoto e no compromisso com uma educação de qualidade, a Biblioteca José de Anchieta, pertencente a E.E Prefeito Clemente Esteves Ferraz sob direção de Maria Flor de Maio Silva, localizada no município de Ataléia (MG), aliou as Tecnologias de Informação e Comunicação à uma forma de incentivo à leitura usando uma das ferramentas midiáticas de grande alcance no caráter educativo: o Blog Biblioteca José De Anchieta. É o Portal da Escola na divulgação de seus projetos e ações específicas voltadas para a aprendizagem nesse cenário atual tão delicado, em que a preservação da vida é fundamental.

“Trata-se de um espaço interativo, um canal de informações importantes, um conjunto de links e ideias capazes de unir pessoas em qualquer lugar. Além disso, propomos uma conexão com nossos alunos, leitores, visitantes, seguidores, permitindo-lhes que visitem virtualmente museus, teatros, conheçam obras literárias relevantes e dediquem-se mais à leitura, que exponham suas opiniões e deixem comentários em um processo de interação que esse instrumento nos permite!

Guardamos o giz e a lousa, fechamos a sala de aula, projetamos um visual diferente, um ambiente capaz de alcançar uma audiência potencial, ultrapassando os limites da escola, permitindo que as produções realizadas pelos alunos e os projetos desenvolvidos possam atingir muito além da sala de aula… O Blog Biblioteca José de Anchieta tem a função de promover a reflexão sobre temáticas diversas e nos aproximar da Comunidade Escolar. Desperta expectativas e interesses em crianças e jovens e também minimiza a saudade gerada pelo isolamento social.”

Todas as ações da equipe responsável pela manutenção do Blog são discutidas em reuniões por videoconferências e suas postagens estão sempre atualizadas.

Outro instrumento adotado pela escola para romper esse momento de tédio resultante do isolamento, impulsionar os trabalhos da equipe escolar e abordar temas importantes do nosso meio é a famosa LIVE. Assim, a Escola Clemente já prepara mais um projeto pedagógico neste contexto atípico de processo de Ensino Remoto. A MAGIA DA LIVE BRASILEIRA foi elaborado pelo professor de Artes, com interdisciplinaridade nas demais áreas do conhecimento. O seu objetivo é alcançar um grande número de pessoas da comunidade escolar para propagar diversos temas em foco: Os PETs (Plano de Estudos Tutorado) abordado por especialistas da Educação; a COVID-19 na nossa região, contextualizada por profissionais da área da saúde; Concurso de Produção de Texto com o tema proposto aos alunos: “ QUE MUNDO É ESSE?” e suas premiações. No evento ainda serão realizados sorteios para os seguidores do Blog e do Instagram da Escola Clemente, além músicas ao vivo e muita descontração. Durante a Live, também serão exibidas apresentações artísticas feitas pelos alunos através de vídeos, seguindo todas as normas de segurança. Será uma live diferenciada, universal, transmitida pelo Canal Youtube “Música Boa Baile” e Rádio 87,9 FM; no dia 18 de julho, às 18 horas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente iniciativa de inclusão, informar pais e alunos que não tem acesso a internet através do veículo de comunicação de maior acesso na cidade, a Rádio municipal. Parabéns!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui