Agência Nacional de Vigilância Sanitária reforça que uso de Ivermectina não é recomendado contra o novo coronavírus

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou, em seu site oficial, que o uso de Ivermectina não é recomendado para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. De acordo com o órgão federal, o medicamento antiparasitário não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

O comunicado foi motivado pelo fato de, nas últimas semanas, uma série de postagens divulgadas e compartilhadas em redes sociais estarem sugerindo que o uso de Ivermectina estaria curando pessoas contagiadas pelo novo coronavírus.

Leia a nota da Anvisa:

Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm Ivermectina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece:

Inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso. 

Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil.

Nesse sentido, as indicações aprovadas para a Ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento.

Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor.

Estudos recentes mostraram que o medicamento mostrou resultados positivos contra o coronavírus, mas os testes foram feitos in vitro. Em humanos, a dosagem não daria conta de ser efetiva para a Covid-19. A Invermectina é um medicamento antiparasitário, usado no combate a vermes, parasitas e ácaros. É bastante utilizada no Brasil contra piolhos.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui