Números mostram importância da agropecuária em Minas Gerais

0

Em 7 de julho é comemorado o Dia do Produtor Rural Mineiro. O estado concentra 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São mais de 1,8 milhão de trabalhadores que fazem Minas ser líder nacional na produção de café, leite, batata, morango e alho. 

O estado ainda ocupa o segundo lugar na produção de laranja e feijão, além do terceiro em cana-de-açúcar, abacaxi, cebola e banana. O trabalho do produtor rural tem grande peso na economia de Minas Gerais. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro cresceu 5,12% no ano passado e representa 36% do PIB estadual.

Abastecimento

O diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, lembra que as atividades desenvolvidas pelo produtor rural são os pilares de centenas de municípios mineiros. “Temos no setor agropecuário nossa identidade e tradição, além de ser o principal propulsor social e econômico para a maioria dos municípios. As atividades rurais geram renda e ocupação, além de garantirem o abastecimento de alimentos para a sociedade”, afirma.

A importância do trabalho dos produtores rurais para a população ficou evidente durante a pandemia. A produção no meio rural não parou. O trabalho no campo garante o abastecimento em todo o estado, com oferta regular de alimentos nos supermercados, sacolões e centros de distribuição.  

Em muitos locais onde o funcionamento de feiras foi suspenso, os agricultores se adaptaram à nova realidade. Em todo o estado, há iniciativas de vendas on-line que não deixam que os produtos faltem à mesa do consumidor.  

Outro exemplo de profissionalismo dos produtores foi demonstrado com a colheita de grãos. Mesmo em um ano marcado pela recessão econômica, o estado bateu recorde na safra 2019/2020, com 15,4 milhões de toneladas. O crescimento foi de 8,4% em relação à safra anterior.  

Exportação

Além do abastecimento no mercado interno, o agronegócio mineiro também teve força suficiente para assegurar o aumento das exportações. Somente nos primeiros cinco meses de 2020, as vendas do setor para o mercado internacional somaram US$ 3,45 bilhões, um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O agronegócio respondeu por 33,6% das exportações totais do estado, entre janeiro e maio. Os destaques nas vendas foram o café, produtos do complexo soja (farelo, grão, óleo) e carnes.

Agricultura familiar

A agricultura familiar tem papel relevante em Minas Gerais. O último Censo Agropecuário do IBGE mostrou que este segmento representa 73% dos estabelecimentos agropecuários do estado. A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está presente em 93% dos municípios mineiros e atende 390 mil produtores rurais, a maior parte deles vinda desse nicho.

Números em Minas

  • Estabelecimentos agropecuários: 607,5 mil
  • Pessoas ocupadas no campo: 1,8 milhão
  • Exportações do agronegócio (jan-mai): US$3,45 bilhões
  • Safra de grãos: 15,4 milhões de toneladas

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui