Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha é realizada virtualmente

0

A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha é realizada desde o ano 2000 no campus Pampulha da UFMG e reúne artesãos de 23 municípios. Em 2020, a vigésima primeira edição do evento, que seria realizada em maio, foi adiada, em função da pandemia do novo coronavírus e das recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomerações. 

Como forma de minimizar o impacto financeiro para os expositores, o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e a Diretoria de Ação Cultural organizaram uma mostra virtual, com a divulgação dos trabalhos de artesãos e das associações de artesanato da região nas plataformas digitais. O coordenador da Feira do Vale do Jequitinhonha falou, em entrevista ao programa Conexões, da rádio UFMG educativa, sobre a importância da feira, que é realizada anualmente na Universidade: “É um ambiente impressionantemente bom para as vendas, com muito movimento, em que conseguimos arrecadar na ordem de 200 a 250 mil reais em cada edição. Para os artesãos, é a melhor feira em todo o país, e eles começam a produção para as vendas ainda no ano anterior”, explica Sérgio Diniz.

Cem artesãos, de quarenta e sete associações, de todo o Vale do Jequitinhonha, tiveram que interromper os preparativos para a feira em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “Nós tivemos uma grande preocupação com o impacto disso sobre a renda dos trabalhadores, mas era o melhor a ser feito, até pela segurança e saúde deles próprios”, argumenta Diniz. 

Realizada de modo virtual, a vigésima primeira edição da feira vai trazer publicações semanais de fotos com descrições do trabalho de cada artesão, disponibilizando o contato dos trabalhadores para que eles possam interagir com os clientes de maneira remota. Para contribuir nesse processo, a coordenação de comunicação do programa Polo Jequitinhonha, da UFMG, criou um projeto que vai produzir e distribuir vídeos tutoriais, que podem ser compartilhados pelo aplicativo WhatsApp, para ajudar na inserção digital das pessoas envolvidas: “Vamos iniciar do básico e ir galgando degraus na transmissão desse conhecimento, até chegarmos num ponto em que cada artesão tenha a possibilidade de constituir uma pequena loja virtual para seu próprio negócio”, explica o coordenador.

Para conhecer a produção dos expositores da Feira do Vale do Jequitinhonha, é só acessar os perfis do Polo Jequitinhonha UFMG, no Facebook e no Instagram.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui