Curados da Covid-19 em Ipatinga representam 69,4% dos casos positivos

0

A Prefeitura de Ipatinga (MG) informou, neste sábado (4/7/2020), que dos 2.772 pacientes confirmados com coronavírus desde o início da pandemia, o município chegou à marca de 1.923 curados. O número representa a recuperação de 69,4% dos infectados.

A média de curados na cidade de Ipatinga é superior aos números a nível de Brasil. Até este sábado (4), o Ministério da Saúde registrou o total de 876.359 pessoas curadas do coronavírus em todo o país, o que representa 55,58% dos infectados confirmados positivos.

A médica infectologista do município de Ipatinga, Carmelinda Lobato, ressalta que a taxa de letalidade pela doença na cidade também está abaixo da média nacional.

“Temos muito o que agradecer pela recuperação de todas essas pessoas que conseguiram vencer a Covid-19. A recuperação desses pacientes para nós médicos e também para a Administração municipal representa uma vitória muito grande, frente a essa doença que pouco sabemos sobre ela. O município também vem registrando um número de óbitos que hoje chega a 2% em relação ao número de casos positivados na cidade. Essa porcentagem de óbitos é infinitamente inferior à média nacional, que hoje já alcança cerca de 5%”, esclareceu a médica.

Ações

Desde o início da pandemia do Coronavírus, a Administração municipal vem se preparando para melhor atender e acolher a população de Ipatinga.

No início da pandemia, o Hospital Municipal contava com dez leitos de UTI destinados para todo tipo de doenças. O município expandiu a estrutura, já nos primeiros meses da chegada do novo Coronavírus, para mais dez leitos de UTI Covid-19.

Após a compra dos respiradores, via pregão eletrônico, o município terá capacidade de ampliação para os próximos dias em mais dez novos leitos de UTI.

O mesmo aconteceu com os leitos de enfermaria. De 16, a estrutura foi elevada para 40 no início da pandemia, e o Executivo já anunciou que o número subirá para 60.

O município também vem realizando a aplicação de testes rápidos, em pessoas sintomáticas, que já foram notificadas pelo médico, assim como em grupos da linha de frente de assintomáticos. Até o momento, mais de 11 mil testes foram realizados.

A Administração municipal, em tempo pré-estabelecido, tem realizado a desinfecção dos espaços públicos, como ruas, praças, pontos de ônibus. Além disso, o trabalho abrange asilos, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento.

Outra ação realizada pelo Governo no combate ao coronavírus é a contratação de mais mão de obra. Até o fim deste mês, 200 novos profissionais da área de saúde devem chegar para compor o quadro de servidores. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, entre outros.

Medidas de prevenção

A médica infectologista Carmelinda Lobato reforça que para que o município continue tendo êxito no combate ao vírus, as medidas de prevenção ainda são extremamente necessárias.

“A Covid-19 é uma doença para a qual ainda não existe uma vacina e nem um tratamento definido. Por isso a prevenção ainda é a melhor opção. Quem puder, fique em casa, e os que precisarem sair, que se protejam com máscara. Façam a higienização das mãos e evitem aglomeração. Os grupos de risco, que são os idosos, diabéticos e hipertensos, não saiam de suas residências. Se a população continuar contribuindo conosco, vamos triunfar ao final de tantas batalhas até o controle dessa pandemia”, finalizou.

151 novos casos confirmados

A Prefeitura de Ipatinga confirmou 151 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo informações do boletim epidemiológico, atualizado na noite deste sábado (4/7/2020), o total de moradores do município atingidos pelo novo coronavírus subiu de 2.621 para 2.772.

Confira o boletim de 4/7/2020:

Municípios com mais casos na Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (4/7/2020)

MunicípioCasosÓbitosCurados
Ipatinga2.772491.923
Coronel Fabriciano78710655
Santana do Paraíso66614320
Caratinga34710147
Timóteo336791
Belo Oriente127442
Ipaba82466
Ubaporanga52033

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui