Sobe para oito o número de mortes por Covid-19 em Ipatinga

0

A Prefeitura de Ipatinga (MG) confirmou quarenta novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo informações do boletim epidemiológico, atualizado na noite desta sexta-feira (5/6/2020), o município soma 410 pacientes infectados pelo vírus.

De acordo com a prefeitura, vinte e duas pessoas estão internadas e 166 em isolamento domiciliar. Dentro das estatísticas de casos confirmados, Ipatinga tem 214 recuperados da doença e oito óbitos (dois a mais que ontem).

Confira o boletim de 5/6/2020:

Oito óbitos por Covid-19 em Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga confirmou, nesta sexta-feira (5), mais duas mortes de pessoas residentes no município em decorrência de complicações por Coronavírus. As vítimas são duas mulheres, e ambas possuíam comorbidades. Com estes registros, sobe para oito o número de óbitos por Covid-19 na cidade.

Em ambos os casos, as famílias das vítimas receberam as orientações protocolares quanto a normas para realização do velório e sepultamento.

Moradora do Caravelas

Uma das mulheres, de 78 anos, era moradora do bairro Caravelas. Ela deu entrada no Hospital Municipal no dia 29 de maio, com insuficiência respiratória e quadro de pneumonia. A morte aconteceu na última terça-feira (2). Contudo, somente dois dias depois houve a confirmação da contaminação por Coronavírus. A paciente foi submetida ao teste RT-PCR no dia 30 de maio, sábado último.

Moradora do Iguaçu

O outro óbito refere-se a uma idosa de 81 anos, moradora do bairro Iguaçu, que foi internada em um leito de Enfermaria SUS do Hospital Municipal no dia 29 de maio. O quadro evoluiu para morte também na última terça-feira (2).

No dia 30 de maio, a paciente foi submetida ao teste RT-PCR. O diagnóstico conclusivo para Covid-19, a partir do material coletado, chegou igualmente nessa quinta-feira, dia 4 de junho.

Ipatinga atinge 100% da taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 SUS

Os hospitais de Ipatinga atingiram, nesta sexta-feira (5), o alarmante índice de 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 SUS. Do total de 30 leitos disponíveis via Sistema Único de Saúde (SUS), 11 estão sendo ocupados por pacientes não residentes, ou seja, mais de um terço.  Eles são moradores das cidades de Coronel Fabriciano (2), Santana do Paraíso (2), Timóteo (2), Mesquita, Belo Oriente, Pingo D’água, Governador Valadares e Ladainha.  

Divididos entre leitos classificados como Covid-19, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermarias adulto e infantil, a cidade de Ipatinga conta atualmente com um total de 95 leitos SUS para atender pacientes com suspeita de contágio ou confirmados por Coronavírus.

Dispondo de dois hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, os leitos utilizados pelo município para cuidar de casos relacionados com a pandemia estão divididos entre 50 instalados no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e mais 45 no Hospital Márcio Cunha (HMC). Porém, além dos leitos para pacientes do SUS, o HMC também oferece outros 28 de Enfermaria e UTI para convênio (planos de saúde), o que proporciona à rede de saúde local um total de 123 leitos. O problema é que, havendo colapso na ocupação, nem mesmo o benefício do plano de saúde garante atendimento.

Por se tratar de uma cidade-polo, Ipatinga possui uma pactuação em saúde com outros 13 municípios da região do Vale do Aço. Em tese, isso significa que além dos moradores da cidade, o total de leitos Covid-19 SUS disponíveis, sejam eles de UTI ou Enfermaria, também abrigam pacientes não residentes, provenientes de municípios que compõem a microrregião de saúde.

Bethânia e Canaã são os bairros onde há maior registro de pessoas positivadas por Covid-19

Os bairros Bethânia (52) e Canaã (42), respectivamente, são os locais em Ipatinga onde há maior ocorrência de casos positivos para Covid-19. Nesta sexta-feira (5), com base em mapeamento bairro a bairro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura divulgou um balanço dos casos confirmados de Coronavírus até o momento na cidade. Os números compilados são referentes ao boletim epidemiológico do dia 5 de junho, quando o total de registros contabilizados chegou a 410. 

Esta sexta-feira (5) foi o dia, desde o início da pandemia, que a cidade de Ipatinga mais registrou casos positivos por Coronavírus. Foram nada menos que 40 novas confirmações, o que fez o número de infectados saltar de 370 para 410 em um dia.

Incidência

Além do Bethânia e do Canaã, outros bairros da cidade têm apresentando altos números de casos positivos. São eles:  Iguaçu – 34, Cidade Nobre – 27, Bom Jardim – 24 e Vila Celeste – 23 casos.

Também de acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira (5), dos 410 casos positivos em Ipatinga, 169 são homens e 241 mulheres. Entre as mais de quatro centenas de pessoas infectadas pelo vírus, 128 têm idades de 31 a 40 anos, 90 estão na faixa etária de 41 a 50 anos, 68 pessoas têm idades entre 51 e 60 anos e 29 são idosos entre 61 e 70 anos. Os demais números, por faixa etária, são: de 0 a 9 anos – 5; 10 a 20 anos – 14; 21 a 30 anos – 60; 71 a 80 anos – 8; acima de 81 anos – 8.

Veja no quadro abaixo os registros de casos positivos por bairro:

BETHANIA52
CANAÃ42
IGUAÇU34
CIDADE NOBRE27
IDEAL25
VENEZA25
BOM JARDIM24
ESPERANÇA23
VILA CELESTE23
JARDIM PANORAMA17
CARAVELAS16
LIMOEIRO15
BOM RETIRO10
CARIRU9
IMBAÚBAS7
CENTRO6
HORTO6
NOVA ESPERANÇA6
BELA VISTA5
PARQUE DAS ÁGUAS5
VILA FORMOSA5
PLANALTO4
CHÁCARAS OLIVEIRA3
NOVO CRUZEIRO3
VILA IPANEMA3
CASTELO2
CHÁCARAS MADALENA2
FERROVIÁRIOS2
VALE DO SOL2
BAIRRO DAS ÁGUAS1
BAIRRO DAS FONTES1
BARRA ALEGRE1
GRANJAS VAGALUME1
PEDRA BRANCA1
TIRADENTES1
VILA MILITAR1
TOTAL410

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui