Rios de Almenara ameaçam transbordar

0

Devido as fortes chuvas deste fim de ano, os rios Jequitinhonha e São Francisco da cidade de Almenara, no vale do Jequitinhonha estão com capacidade total de água.

O rio Jequitinhonha já ameaça invadir a cidade, a orla da praia já está totalmente alagada, e deixa moradores ilhados.

Os rios são os grandes responsáveis pelas enchentes que atingiram a cidade, fato que deixa a população em extrema atenção. O rio Jequitinhonha quando muito cheio, represa o rio São Francisco fazendo com que este volte, alagando tudo ao seu redor. Uma das áreas mais atingida pelas águas é a parte mais baixa do Bairro Vila Serrana.

Nas grandes enchentes ocorridas na cidade, este dois rios foram os grandes protagonistas, deixando muita gente desabrigada.

Pouco se pode fazer para evitar algo pior, resta às autoridades alertar a população e já pensar em uma medida de emergência.

Hoje em uma entrevista a radio municipal da cidade, representantes políticos informaram que a Usina Hidrelétrica Irapé, deverá abrir parte das comportas, já que está com capacidade total de água. Todas as pessoas que moram à margem dos rios, estão sendo alertados e recebem suporte para deixarem casas que estão em áreas de risco.

A abertura das comportas da usina vai encher ainda mais os rios, mais segundo os entrevistados não há motivo de pânico, tudo será feito com muito cuidado e controle.

Os primeiros desabrigados já começam a aparecer, moradores das ilhas do rio Jequitinhonha já abandonaram suas casas, perdendo tudo que tinha, todas as plantações foram levadas pelas correntezas.

Informações e fotos do Diário do Jequi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui