Governador e deputados discutem plano de desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

0

O governador Romeu Zema se reuniu na tarde desta quinta-feira (28/5), por videoconferência, com deputados estaduais e federais para discutir a elaboração de um plano de desenvolvimento social e econômico nas regiões dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha. Entre as principais ações realizadas pelo Governo de Minas está o trabalho para viabilizar a conclusão das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni. 

Zema ressaltou que as potencialidades da região precisam ser exploradas e destacou a importância da parceria com os parlamentares na construção de propostas para alavancar a economia regional. 

“Tenho plena ciência da situação do grau de desenvolvimento da região, que é aquém da média do estado, e da necessidade de privilegiarmos esta região que, no meu entender, nunca recebeu o cuidado que merece e precisa. Temos fatos concretos que demonstram que esta região não está esquecida pelo nosso governo. Nenhuma outra região vai receber investimentos na Saúde per capita como os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, além do Rio Doce”, afirmou o governador, lembrando o acordo feito com a Fundação Renova para a retomada das obras do Hospital Regional de Governador Valadares e o trabalho para a viabilização de recursos para a conclusão do Hospital Regional de Teófilo Otoni. 

O secretário de Governo, Igor Eto, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio, e o diretor-geral do Idene (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais) Nilson Borges, também participaram da reunião e destacaram a necessidade da criação de um plano de desenvolvimento estruturado. 

Desenvolvimento 

O deputado estadual Neilando Pimenta lembrou que a obra do Hospital Regional de Teófilo Otoni era uma antiga reinvindicação da comunidade.

“Temos o agradecimento e reconhecimento pela retomada das obras do hospital regional que, sem dúvidas, é a prioridade e a necessidade da nossa região. Passamos por dois governos e não conseguimos a conclusão deste hospital tão importante. É o grande legado para o Vale do Jequitinhonha e Mucuri”, afirmou.

Já o deputado estadual Carlos Henrique ressaltou a importância de um plano conjunto de ações para a região. “Temos que ter uma prioridade com as questões sociais e econômicas, criando um plano de desenvolvimento e um ambiente de oportunidades”, disse. 

Para o deputado federal Igor Timo falou sobre o combate à desigualdade regional. “É uma região esquecida há muito tempo. Temos a oportunidade de reparar as injustiças e mudar a vida do povo tão sofrido dos Vales, fazendo um pacto pela região”, concluiu. 

Participaram da reunião os deputados estaduais Neilando Pimenta, Gustavo Santana, Carlos Henrique, Tito Torres, Duarte Bechir e Celise Laviola, além dos deputados federais Fábio Ramalho, Igor Timo, Zé Silva, Euclydes Pettersen, Hercílio Diniz e Grayce Elias.

Dr. Jean Freire: “Não vou me calar! O povo do Vale do Jequitinhonha não se calará!”

Durante a reunião Extraordinária do Plenário desta quinta-feira, 28 de maio, o deputado estadual Dr. Jean Freire solicitou publicamente uma reunião com o governador do Estado, Romeu Zema, para tratar sobre a exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha e o desenvolvimento da região. Dr. Jean resolveu fazer o pedido de forma pública após a realização de uma reunião entre deputados estaduais e federais e o governador Zema para discutir o assunto sem a presença de outras lideranças da região. “Onde está o senso de ser republicano? O que é ser, de fato, novo? Não se faz união excluindo os deputados que vivem e que são votados aqui das discussões a respeito da região”, apontou o deputado, que foi o mais votado no Vale nas últimas eleições.

“Não quero discutir planos de desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, quero discutir o desenvolvimento da região de forma palpável. Nós já estamos cansados de elaborar planos de desenvolvimento para nosso Vale e esse desenvolvimento nunca chegar. Estamos cansados de tanta exploração”, disse.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui