Definidas novas normas de licenciamento ambiental em Minas Gerais

0

Minas Gerais acaba de dar mais um passo no aperfeiçoamento das regras da regularização ambiental dos empreendimentos que querem se instalar no estado. O governador Romeu Zema atualizou decreto que define procedimentos de autorização ou ciência da Unidade de Conservação, no contexto do licenciamento ambiental.

A normativa estabelece os procedimentos no caso de empreendimentos de significativo impacto ambiental que possam afetar unidades de conservação específica ou sua Zona de Amortecimento (ZA), no processo de licenciamento junto aos órgãos de meio ambiente.

Diretrizes

Para aquelas unidades de conservação que não possuem sua zona de amortecimento definidas, com exceção das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e áreas urbanas já consolidadas, deve ser considerada uma faixa de 3 mil metros a partir do limite da unidade de conservação para o licenciamento de empreendimentos de significativo impacto.

O conselho consultivo ou deliberativo, dependendo da categoria da unidade de conservação, deve ser ouvido antes da emissão da autorização por parte da unidade de conservação. A solicitação da autorização deve ser feita por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo órgão licenciador, seja ele municipal, estadual ou federal, e deve ser emitida anteriormente à primeira licença ambiental do empreendimento. Ela integrará o processo de licenciamento ambiental e poderá estabelecer condicionantes para mitigar os impactos da atividade sobre a unidade de conservação e sua Zona de Amortecimento.

O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, explica que a emissão da Autorização para Licenciamento Ambiental não atesta a viabilidade ambiental nem autoriza a instalação ou a operação do empreendimento. “As condicionantes estabelecidas na autorização vão listar as medidas de mitigação e monitoramento de impactos sobre a unidade de conservação, relacionados à implantação ou à operação da atividade que o empreendedor deverá comprovar no momento do licenciamento ambiental”, afirma.

Atualmente, Minas Gerais possui 94 unidades de conservação de categorias como parques, reservas biológicas e estações ecológicas. Juntas, elas representam cerca de 2,39 milhões de hectares de áreas protegidas nos três biomas existentes no estado: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Todos os detalhes da nova norma podem ser acessados no Decreto nº 47.941, de 7 de maio de 2020.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui