Secretaria de Saúde repassa 4.520 testes rápidos para detecção do coronavírus a 86 municípios do Norte de Minas

0

Nesta terça-feira, 28/04/2020, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a repassar aos 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas 4.520 testes rápidos para detecção do novo coronavírus. O repasse dos testes segue critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde, levando em conta a população residente em cada município. Outro dado do Ministério da Saúde se baseia em estudos que indicam que o cenário epidemiológico de transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Para 54 municípios que integram a Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) estão sendo repassados 3 mil e 300 testes rápidos. Outros 900 testes estão sendo destinados a 25 municípios que pertencem à Regional de Saúde de Januária e 320 estão sendo divididos entre sete municípios da Regional de Saúde de Pirapora.

As populações alvo exclusivas para a realização dos testes serão profissionais de saúde atuantes nos serviços de atenção primária, hospitais, pronto socorros e Unidades de Pronto Atendimento – (UPAs), que venham apresentar síndrome gripal com quadro respiratório agudo; profissionais de segurança pública em atividade; pessoas que apresentem síndrome gripal e que residam no mesmo domicilio de um profissional de saúde ou de segurança em atividade; e pessoas com 60 anos ou mais que recebam diagnóstico de síndrome gripal.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, entende que o repasse de testes rápidos se constituirá num reforço ao trabalho dos profissionais de saúde dos municípios, diante da necessidade de se detectar com a maior precocidade possível os casos de infecção por coronavírus. “A disponibilização dos testes rápidos possibilitará a triagem de profissionais que atuam em serviços essenciais, como de saúde e segurança. Além disso, a testagem envolvendo a população idosa será importante, visto que esse público tem maior potencial de aumento de complicações de saúde em caso de infecção por Covid-19. A testagem rápida de idosos que apresentem sintomas de síndrome gripal contribuirá para um melhor manejo clinico dessa população”, observa Dhyeime Marques.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da SES-MG em Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que os testes rápidos deverão ser aplicados oito dias após as pessoas do grupo prioritário terem apresentado sintomas compatíveis com a síndrome gripal. O resultado é passível de análise após 15 minutos de realização do teste e a leitura deve ser feita por profissionais de saúde de nível superior ou técnico com supervisão de nível superior.

Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de saúde e segurança ficam aptos a retornarem imediatamente ao trabalho. Porém, no caso do teste der resultado positivo para infecção pelo novo coronavírus, os profissionais de saúde ou de segurança serão afastados do trabalho por 14 dias, contando após o início dos sintomas.

Metodologia

Os testes sorológicos são baseados na detecção de anticorpos IgM e IgG produzidos pela resposta imunológica de cada pessoa. Os anticorpos IgM estão relacionados a infecções recentes e os anticorpos IgG se referem a infecções crônicas e são detectados mais tardiamente. Os testes rápidos podem ser realizados em amostras de sangue capilar ou venoso e soro/plasma. Porém, o Ministério da Saúde recomenda que sejam utilizadas amostras de sangue capilar para que seja mantida agilidade no diagnóstico. O material para a coleta de sangue deve ser fornecido pelos municípios aos profissionais de saúde.

A SES-MG lembra que idosos podem apresentar sintomas incomuns de síndrome gripal, tais como: ausência de febre; diminuição ou perda do olfato; confusão mental aguda; agitação; sonolência; prostração; desconforto respiratório; dificuldade em andar; quedas; redução de apetite alimentar; dificuldade para engolir; incontinência urinária. Nesse contexto, os profissionais de saúde deverão adotar critérios para realização de testes rápidos em pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com a disponibilidade de material nos municípios: pessoas residentes em instituições de longa permanência de idosos; pessoas portadoras de comorbidades (duas ou mais doenças etiologicamente relacionadas) de risco para complicação de infecção pelo Covid-19; demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

Agna Soares lembra que será imprescindível que os municípios registrem o resultado individual de todos os testes rápidos que forem realizados. Para isso os profissionais de saúde deverão notificar o caso suspeito no sistema eSUS-VE e informar o resultado do teste no campo específico. O município deverá registrar tanto os casos com resultados positivos como também os negativos, o que possibilitará o monitoramento da epidemia do novo coronavírus no país.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui