Saneamento adequado minimiza ocorrência da dengue, mostra estudo

0

Muito se fala que o Aedes aegypti vem evoluindo ao longo dos anos. Além de sua versatilidade em transmitir diversas doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, entre outras, a capacidade de o mosquito se adaptar no cenário urbano também chama a atenção. Se antes era sabido que a fêmea só se reproduzia em água limpa e parada, estudos de hoje já comprovam que os ovos também podem se desenvolver em água suja. 

Uma outra questão diz respeito à gestão adequada de resíduos sólidos e sua relação com a ocorrência de dengue, tema de estudo desenvolvido por pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Instituto René Rachou – Fiocruz Minas e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). 

Fruto dessa pesquisa é o artigo publicado na Revista Panamericana de Saúde Pública (OPAS) / Organização Mundial da Saúde (OMS), na semana passada. O objetivo é demonstrar a relação entre os indicadores de gestão de resíduos sólidos e socioeconômicos com os índices de dengue nos municípios de Minas Gerais.

Para o pesquisador da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Marcos Mol, o propósito era identificar se a presença das doenças poderia ser explicada pela gestão de resíduos e, a partir daí, o que era possível afirmar dessa associação. 

“O nosso modelo mostra que a relação entre a gestão municipal de resíduos e a presença da dengue é relevante, comprovada pelo modelo estatístico. Com isso, contribuímos para fortalecer a evidência de que o saneamento básico é, de fato, muito importante para a saúde dos indivíduos”, afirmou o pesquisador.

Variáveis

Segundo os autores do estudo, variáveis foram consideradas a partir da premissa de que o processo saúde/doença deve considerar diferentes determinantes nos aspectos social, econômico e ambiental. Dados de indicadores socioeconômicos, de doenças transmitidas pelo Aedes – dengue, chikungunya e zika – e de gestão de resíduos sólidos foram analisados. E é justamente a abrangência de dados o diferencial desse trabalho. 

“Existem muitos estudos que são locais, mostrando essa mesma relação, porém em determinadas regiões de um dado município, por exemplo. Já o nosso trabalho contemplou uma base de dados maior, com todos os 853 municípios do estado, permitindo assim uma análise estatística também mais robusta”, ponderou o pesquisador.

Conclusões

A pesquisa mostrou que não há associação entre gestão de resíduos sólidos e incidência de chikungunya e zika. Por sua vez, foram encontradas associações significativas na gestão dos resíduos sólidos e a incidência de dengue. 

A variável de Gini, que mede o grau de concentração de renda domiciliar per capita, apresentou uma associação direta, sugerindo que quanto maiores são os valores de Gini dos municípios, ou seja, maior a desigualdade social, maiores são os registros de incidência de dengue. 

Já a cobertura da coleta seletiva apresentou relação inversa e significativa com os casos de dengue, sugerindo que quanto menor a cobertura da coleta seletiva, maiores foram os casos registrados de dengue. 

Por fim, a variável Percentual de Vulneráveis à Pobreza apresentou uma relação inversa significativa, mostrando que existem fatores socioeconômicos e até históricos que estão além dessa variável e que podem interferir no resultado final.

“A maior implicação prática desse trabalho é reforçar a importância de uma cobertura adequada de saneamento. Infelizmente, os dados atuais mostram uma lacuna nesse quesito, com muitos municípios brasileiros ainda com precariedade na coleta e tratamento de resíduos e de efluentes líquidos. Não podemos perder de foco o desafio da universalização do saneamento. Nesse sentido, o estudo agrega força para justificarmos, cada vez mais, essa solução o quanto antes”, enfatizou o pesquisador da Funed, Marcos Mol. 

O pesquisador frisou ainda que a participação efetiva e próxima da sociedade na tomada de decisões é fundamental para que as ações não sejam meramente técnicas, mas que tenha adesão dos atores que vão demandar essa solução. 

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui