Secretaria de Educação de Capelinha suspende aulas na rede municipal

1

A Secretaria de Educação de Capelinha (MG) decidiu nesta segunda-feira, 16 de março de 2020, suspender as atividades em todas as unidades da rede municipal de ensino (escolas e creches) a partir da próxima quarta-feira (18). A medida vale até o dia 22 deste mês e segue orientações da Secretaria Estadual (SEE-MG).

Segundo a secretaria Ana Paula Martins Lopes Araújo, a medida preventiva foi tomada devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a rápida disseminação registrada no Brasil nos últimos dias.

CAPELINHA NÃO TEM NENHUM CASO CONFIRMADO

É importante esclarecer que não há nenhum caso confirmado de Covid-19 em Capelinha. No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um caso suspeito foi notificado ao Governo do Estado e é investigado.

Segundo a secretária de Saúde Célia Peçanha de Oliveira, “nos últimos dias, moradores de Capelinha retornaram de viagens a países com circulação de coronavírus e no início da semana passada, um deles procurou atendimento com suspeita da doença. Por medidas de precaução, ele está em internação domiciliar, assistido por equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, tendo sido aplicados os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. O paciente manifestou um estado gripal leve e evolui muito bem até o momento.”

Ainda segundo a secretária de Saúde, foi coletado material para exames no laboratório de referência estadual e o resultado deve ser disponibilizado nos próximos dias.

“Não há motivos para pânico, a equipe de Saúde do nosso município está preparada e afinada com o protocolo a ser seguido em casos suspeitos. A saúde do município está em alerta e trabalhando”, finalizou Célia.

DECRETO ESTADUAL

Considerando o cenário atual do Coronavírus (Covid-19), Minas Gerais publicou o Decreto 113 de 12 de março de 2020 que declara a situação de emergência em saúde pública em razão de surto de doença respiratória. Diante disso, é fundamental a adoção de medidas individuais e coletivas para prevenir a ocorrência de casos em todo o território estadual.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por intermédio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES Minas Covid-19), RECOMENDA para a população as seguintes medidas:

– Reduzir o contato social, evitando locais fechados e com aglomeração de pessoas, principalmente idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos;

– Evitar o contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos;

– Evitar, suspender ou adiar viagens para locais com casos de COVID-19;

– Evitar o compartilhamento de objetos, dormitórios, alimentos e bebidas;

– Afastar das atividades laborais pessoas que estejam regressando do exterior por um período de sete (7) dias, quando possível;

– Adotar medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas que devem ser adotadas ao tossir e espirrar);

– Ofertar álcool gel nos estabelecimentos com circulação de pessoas, como restaurantes, farmácias, etc;

– Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência, utilizando água e sabão ou friccionar com álcool 70%;

– Manter os ambientes abertos e arejados naturalmente;

– Manter uma distância social de no mínimo 2 metros;

– Suspender ou adiar, quando possível, eventos de massa ou atividades que tenham público superior a 100 pessoas;

– Optar por eventos com transmissão virtual ou em locais abertos;
– Em caso de sintomas, procurar atendimento médico.

A situação epidemiológica é dinâmica e as medidas adotadas têm sido constantemente atualizadas e divulgadas em canais como o site da SES/MG (www.saude.mg.gov.br/coronavirus) e a Plataforma IVIS/Ministério da Saúde (http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus).

Destacamos que é de suma importância que a população busque por informações em fontes oficiais e colabore não disseminando notícias falsas, contribuindo assim na prevenção e enfrentamento da Covid-19.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui