Ipatinga tem o primeiro caso de coronavírus confirmado

0

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) confirmou na tarde desta quinta-feira (12/03/2020), a partir de exames realizados pelos laboratórios especializados, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Ipatinga. Trata-se de uma paciente que chegou de excursão em Israel. Contudo, segundo a Prefeitura do Município, a pessoa contaminada – que apresentava dor de garganta, febre, coriza, tosse – já cumpriu o tempo de quarentena recomendado pelas autoridades sanitárias, não registra mais nenhum sintoma e, já nesta sexta-feira (13), estará liberada para retornar novamente ao convívio comunitário.

Outras nove pessoas em situação suspeita, sete delas que estiveram na mesma excursão, foram mantidas pelo mesmo período em isolamento domiciliar, mas também estarão liberadas amanhã (13), após ter sido cumprido o período de transmissibilidade do vírus – 14 dias contados a partir de 29 de fevereiro. Mais alguns moradores do município, que participaram igualmente da viagem ao Oriente Médio, não tiveram sintomas, sendo então desnecessário o acompanhamento.

A informação foi transmitida pelo Executivo e equipes técnicas da área de saúde em coletiva à imprensa. Durante a entrevista, foi antecipado que uma reunião com todas as diretoras das escolas municipais acontecerá nesta sexta-feira, com a participação do grupo de infectologia da cidade, a fim de orientar acerca de um protocolo único a ser cumprido na rede de ensino em relação à doença.

“Não há motivo para pânico ou alarme, mas devemos continuar agindo preventivamente, entendendo que estamos tratando com uma situação grave, que afeta todo o mundo. A principal medida é tomar os cuidados em relação à higienização das mãos e, em caso de sintomas apresentados, evitar pontos de aglomeração e procurar imediatamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), onde há pessoal preparado para investigar os casos. Não é necessário se deslocar à UPA ou ao Hospital Municipal. Constatada a necessidade de averiguação nos laboratórios especializados através de coleta de material, o que é mais importante é manter a condição de isolamento”, orientaram as autoridades.

A infectologista Carmelinda Lobato ressaltou que é preciso preservar principalmente os idosos, evitando que eles tenham contato com pessoas em situação suspeita. “Esse é o grupo de pessoas mais vulnerável”, advertiu.

O caso de Coronavírus em Ipatinga envolveu uma paciente de 38 anos, do sexo feminino. Na residência onde a mulher teve a contaminação confirmada, ela conviveu com outras três pessoas: o marido e filhos. Entretanto, nenhum deles apresentou sintomas de Coronavírus.

Todos os casos ainda considerados suspeitos continuam com isolamento domiciliar recomendado. E a atenção dada aos pacientes é a mesma como se estivessem contaminados. As amostras estão sendo examinadas.

A partir de agora, os exames deverão ter resultados mais rápidos, já que a Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte, agora está apta a cumprir todo o procedimento, que antes precisava ser complementado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui