PÂNICO, DESESPERO E TRISTEZA: Mais de 12 horas de chuvas ininterruptas causam vários problemas em Capelinha

0

Por Tico Neves/Cleuber Luiz

Após 12 horas de chuvas sem parar, Capelinha amanheceu nesta terça-feira, 17 de dezembro, com marcas de destruições em vários pontos da cidade. O saldo negativo registra até o momento o desabamento de uma residência na rua Sebastião da Luz, entre os bairros São Geraldo e Piedade, sendo provocado pelo deslizamento de terra de um barranco nas proximidades da casa. A família teve que deixar a moradia com urgência para evitar vítimas. Outras duas casas no mesmo local também correm risco de desabamento.

A moradora Dona Maria Conceição, acordou apavorada por volta das 5:00 da manhã com um forte estrondo, quando abriu a porta da cozinha deparou com o quintal tomado de terra e lama.

Os moradores Adriano e Valdomiro também moradores da via, estão deixando suas casas, que foram atingidas pelo deslizamento.

No final da rua Inácio Murta, uma cratera que se formou impedindo o trânsito de veículos, engoliu um poste de energia elétrica e está colocando casas e muros em risco de desabamentos. A rua Maria Pereira Campos, no bairro Água Santa, também está com pontos críticos. A Alameda Juarez Barbosa, no centro de Capelinha, está praticamente intransitável e um ônibus escolar caiu em um buraco no local.

Os estragos provocados pelas chuvas começam também a ser registrados na zona rural de Capelinha. Uma adutora da COPASA rompeu no Ribeirão do Sena e pode comprometer o abastecimento de água na cidade. Em alguns pontos do rio São Lourenço houve transbordamento, deixando famílias ilhadas e sem acesso às estradas. O rompimento de represas nas proximidades da Grota dos Cardoso, próximo ao povoado de Chapadinha está impedindo a passagem de veículos e os moradores também estão ilhados.

A Prefeitura de Capelinha mobilizou equipes de várias secretarias, máquinas, caminhões e outros veículos desde a madrugada desta terça-feira para ajudarem na prestação de socorro aos desabrigados e para evitar novos deslizamentos de terra e outros problemas. A orientação da Prefeitura é que as famílias residentes em áreas de risco deixem suas casas ao perceberem qualquer sinal de perigo. A COPASA pede aos moradores de capelinha que economizem água, pois o abastecimento pode ser suspenso a qualquer momento.

CASAS INTERDITADAS NO BAIRRO BURACÃO

Rua Pirapora com Rua Pouso Alegre e Rua Rio Grande do Sul no Bairro Buracão, todas as casas da rua foram interditadas. Mais de 12 famílias terão que deixar as casas com urgência. Uma grande trinca se formou no barranco e poderá ceder, atingindo as casas das ruas abaixo. A equipe da Prefeitura Municipal se mobiliza para retirar pertences e alojar a todos. A Prefeitura solicita a colaboração de empresários com veículos de carroceria para ajudar na retirada dos moradores.

CRATERA NO FINAL DA RUA INÁCIO MURTA
Cratera no final da Rua Inácio Murta aumenta sua dimensão e engole poste da Cemig.

CRATERA NO CENTRO DA CIDADE
Na Alameda Juarez Barbosa no Centro da Cidade, uma cratera se abriu. Um ônibus escolar acabou afundando no local. A via esta interditada no momento.

ESTRAGOS NA ZONA RURAL
Os estragos provocados pelas chuvas começam também a ser registrados na zona rural de Capelinha.

Fotos: Cleuber Luiz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui