Lançado plano de conservação e recuperação da Mata Atlântica no município de Curral de Dentro

0

Parceria firmada entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Prefeitura de Curral de Dentro garantiu o lançamento do plano de conservação e recuperação de Mata Atlântica no município, localizado no Norte de Minas. O mecanismo conta ainda com a participação do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e de integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo.

Desenvolvido em 2018, o programa dividiu o município em sete microrregiões rurais, observando aspectos relevantes de cada porção como mais e menos incidência de fragmentos florestais, densidade hidrográfica e atividades produtivas. Oficinas também foram realizadas para o desenvolvimento do trabalho.

Estratégias

O lançamento incluiu a apresentação de um planejamento estratégico do município, a construção de cenários e o plano de ação, em que foram priorizadas ações de educação ambiental, fiscalização, recuperação de áreas com foco em água, e criação de uma unidade de conservação na área da Serra do Anastácio. A coordenadora de conservação e recuperação de ecossistemas da Regional Nordeste do IEF, Janaina Mendonça Pereira, explicou que a população também participou de todo o processo.

Segundo ela, as comunidades da cidade foram ouvidas e indicaram áreas que necessitavam de ações concretas de recuperação e conservação. “O plano é um importante instrumento de planejamento ambiental para priorização de esforços de conservação e recuperação da Mata Atlântica e para o engajamento da sociedade na melhoria ambiental do município”, destacou.

Sustentabilidade

A coordenadora explicou como a ferramenta pode ser utilizada pelos governantes municipais. “O plano pode apoiar o município no seu desenvolvimento local com sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e para a segurança hídrica e alimentar, protegendo os recursos naturais”, acrescentou Janaína. Na Regional Nordeste do IEF, Curral de Dentro e Teófilo Otoni são as únicas cidades que desenvolveram o plano.

A previsão é implementar o programa em outros municípios como Taiobeiras e Itaipé.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui