Nesta terça-feira, 17/12/2013, autoridades irão debater as desapropriações do Parque Estadual da Serra Negra em Itamarandiba/MG. Estarão presentes representantes da Associação dos Defensores e Amigos da Serra Negra, o Diretor-Geral do IEF, Dr. Bertholdino Teixeira, o Advogado-Geral Adjunto do Estado, Dr. Roney Torres, e o representante da FETAEMG, Sr. Eduardo Nascimento, além das autoridades locais. São esperadas cerca de 300 pessoas para assistirem e debater o assunto, em reunião que acontecerá às 13:00 horas, na Câmara Municipal de Itamarandiba.
A reunião será presidida pela Associação dos Defensores e Amigos da Serra Negra, mas contará com a presença de representantes do poder executivo e legislativo. O Ministério Público local foi convidado a participar. Esta reunião visa a debater a situação do Parque Estadual da Serra Negra, criado no ano de 1998 pelo Estado de Minas Gerais. Desde esta época ainda não surgiram ações efetivas e significativas para a implementação da Unidade de Conservação.
Já foram aviadas duas ações civis públicas em face do IEF/MG e do Estado de Minas Gerais pleiteando a implantação da Unidade Ambiental. Os moradores da região, cerca de 150 famílias atingidas, pleiteiam o reassentamento de terras e um valor justo nas indenizações, além de condições dignas de trabalho na agricultura familiar.
O tema já foi objeto de várias Audiências Públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, contudo, sem resultados práticos. Os representantes da Associação dos Defensores e Amigos da Serra Negra acreditam que esta reunião é o início de uma nova era de negociações e de ações práticas, justas e que contemplem o meio socioeconômico das famílias atingidas, bem assim a preservação ambiental. Os moradores, ainda, descerão em passeata, após as 12:00 horas, da Rodoviária de Itamarandiba rumo à Câmara Municipal, onde participarão das atividades. Compareça você também, e exerça seu dever de cidadania!
Fonte: Itamarandiba Hoje