Compradores internacionais visitam fazendas de café no Alto Jequitinhonha

0

Uma comitiva de compradores de café está na região da Chapada de Minas, no Alto Jequitinhonha. Além de conhecer os cafezais de Capelinha, Angelândia e de outros municípios circunvizinhos, os compradores fazem “cupping”, palavra da língua inglesa que diz respeito à degustação e classificação de cafés especiais. É um processo fundamental na cadeia do café, pois é o momento em que os grãos são provados. Daí ocorre a classificação do café, que definirá o valor do produto no mercado.

A vinda dos compradores se deu após o enorme sucesso da participação do Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM) na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. Desde o final de semana, Capelinha recebe o grego Giorgios Alaniadis, da El Cafe (maior importador da Grécia); a colombiana Paula Garcia, que representa a empresa Café Cultura, sediada em Santiago do Chile; e ainda Igor Corral, proprietário do Café Vergado, de Salvador (BA) e KJ, representante da Café Editora, empresa que promove a SIC.

Cafés de diversos produtores da região foram degustados pelos compradores, que estiveram na Fazenda Sequoia, na Fazenda Primavera, na Fazenda Sagarana (do cafeicultor Dailton Ribeiro), na Fazenda Três Cedros (do casal Beto e Andrea), e também em pequenas propriedades rurais, entre elas a do produtor Marden Rodrigues, na comunidade de São Benedito. E ainda em empresas de café da cidade.

Confira fotos dos compradores na região da Chapada de Minas:

Foto: Divulgação / Prefeitura de Capelinha
Foto: Divulgação / Prefeitura de Capelinha
Foto: Divulgação / Prefeitura de Capelinha
Foto: Divulgação / Prefeitura de Capelinha

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui