A Prefeitura de Montes Claros (MG), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deu início, na última segunda-feira, 18, ao plantio de 5 mil mudas de árvores, com o objetivo de melhorar as condições do clima e promover a beleza da cidade, principalmente nos locais que mais necessitam de reposição e jardinagem. O município também está colocando à disposição da população milhares de mudas de árvores e plantas de diversas espécies, produzidas no viveiro municipal de Montes Claros ou obtidas através de compensação ambiental.
Entre as principais mudas de árvores nativas e ornamentais estão: aroeira salsa, ipê mirim, flamboyant, oiti e ipês de cores variadas. As espécies frutíferas incluem manga, goiaba, pinha, jabuticaba, maracujá, caju e cajá. Das ornamentais, podem ser adquiridas: bouganvilhe, chapéu de napoleão e murta, entre outras. Para o servidor municipal Luis Claudio Moreira Rocha, que há 13 anos cuida do viveiro, é gratificante acompanhar o desenvolvimento das plantas, desde a germinação até a fase adulta. “Me sinto feliz ao saber que grande parte das árvores de Montes Claros existe graças às sementes que eu colhi nas praças e parques, plantei e cuidei, e que acabaram se transformando em sombra ou dando frutos, além de embelezar a cidade”, disse o servidor.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, além das mudas encaminhadas para os logradouros públicos municipais, várias delas são destinadas aos projetos ambientais da Prefeitura (como é o caso do Programa “Crescendo Juntos”, que doa uma muda de árvore para a família de cada recém-nascido do município) e aos moradores que queiram plantar árvores na frente de suas residências. “Infelizmente, a nossa população ainda tem o péssimo hábito de cortar mais árvores do que planta. Para ser ter uma ideia, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente recebe um pedido de muda para ser plantada na porta de uma residência, dez pessoas estão pedindo para cortarem suas árvores, mesmo sendo o maior patrimônio ambiental que existe na cidade. Por isso precisamos estimular constantemente a população a plantar pelo menos uma árvore em frente à sua residência, ao invés de cortar a existente”, informou o secretário, lembrando que o corte de árvore é autorizado somente após análise técnica da Secretaria do Meio Ambiente, que leva em consideração aspectos de saúde da árvore e se ela oferece perigo à população.
Segundo ele, o Programa Crescendo juntos vem ajudando na arborização da cidade, pois já contemplou centenas de famílias com mudas de árvores, fortalecendo a consciência pela preservação do meio ambiente e despertando a responsabilidade das pessoas para com a natureza.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está localizada na avenida José Correia Machado, nº 900 – Bairro Ibiturura, e está aberta das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.