68 Anos de Educação Pública Federal em São João Evangelista

0

A história do IFMG – Campus São João Evangelista, fundado em 27/10/1951, teve início, em 1947, através da idealização dos Doutores Nelson de Sena e Demerval José Pimenta, que juntamente com os Senhores Oswaldo Pimenta, Monsenhor Antônio Pinheiro, Padre Davino Morais e Astrogildo Amaral fundaram a Sociedade Educacional Evangelistana. Em 1950, essa Sociedade, através de um termo de compra e compromisso, adquiriu da Senhora Ondina Amaral um terreno que possuía o nome “Chácara São Domingos” com uma área de 277,14 ha. Dava-se início, então, ao que hoje é Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista.

No dia 27 de outubro de 1951, foi publicado no Diário Oficial da União, um convênio entre a União e o Estado de Minas Gerais para a instalação da Escola de Iniciação Agrícola de São João Evangelista, então subordinada à Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura. Em 1964 a denominação de Escola de Iniciação foi alterada para Ginásio Agrícola. Posteriormente, com o decreto nº 83.995 de 4 de setembro de 1979, foi alterada a denominação de Ginásio Agrícola para Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG.

Em 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 11.892 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Assim a Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG passou a ser denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista.

Atualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista oferta os cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Informática, integrados ao Ensino Médio. Oferta também os cursos de graduação: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado Engenharia Florestal, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática. Oferta-se ainda o curso de Pós-graduação Lato-Sensu: Especialização em Meio Ambiente.

Cursos de formação inicial e continuada são oferecidos pelo Campus por ocasião da tradicional Semana da Família Rural e também em parceria com o Senar Minas durante o ano todo. 

Para ofertar educação gratuita e de qualidade o Campus conta com professores e servidores técnico-administrativos altamente capacitados, na sua grande maioria doutores e mestres.

Foto: Divulgação / IFMG-SJE

Processo Seletivo do IFMG

Termina nesta quarta-feira, 30 de outubro, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2020/1 do IFMG. Os interessados em fazer um curso técnico ou superior podem escolher entre 116 opções de formação profissional. No total, 3.974 vagas estão abertas em 18 cidades, espalhadas pela região metropolitana de BH, Central, Leste e Centro-oeste de Minas.

Para se inscrever, é preciso acessar a página do Vestibular, ler as informações disponíveis nos editais e seguir os passos para efetuar a inscrição. Durante o processo, é necessário fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 60, correspondente à taxa de inscrição, cujo pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos são gratuitos.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui