Polícia aplica mais de R$ 600 mil em multas ambientais em Carbonita e Itamarandiba

0

A Polícia Militar aplicou R$ 631 mil em multas durante uma operação de combate a crimes ambientais em Carbonita e Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. A fiscalização teve como foco os crimes de desmatamento, caça e garimpo. Foram apreendidas 31 armas, munições de vários calibres, material para caça e pesca, além de nove veículos. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (30/08/2019), mas a ação foi realizada entre os dias 26 e 29 deste mês.

Em Carbonita, 27 pessoas foram multadas pela prática de garimpo ilegal. De acordo com a PM, os envolvidos estavam garimpando na região de Dois Córregos, quando foram abordados. O local, perto do Rio Jequitinhonha, estava sendo utilizado para a extração de cristais. Eles foram autuados em flagrante e liberados após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência, que os obriga a se apresentarem à Justiça.

Ainda na cidade, dois homens foram presos por porte ilegal de armas. Um deles foi abordado dentro de um carro e outro tentou fugir ao perceber a chegada da PM. Foram apreendidas munições, uma moto roubada e apetrechos de pesca.

Desmatamento

Em Itamarandiba, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em locais que pertencem a pessoas suspeitas de praticar caça ilegal. Vinte e nove armas foram encontradas, além de material para a recarga e munições. Sete homens foram presos. A PM ainda identificou dois lugares que seriam usados para fabricar e reformar armas.

Os militares ainda constataram a existência de 84 hectares desmatados ilegalmente no município. De acordo com a PM, a vegetação nativa, da Mata Atlântica, foi derrubada para ser substituída por plantações de eucalipto.

Os envolvidos foram levados para a Delegacia de Itamarandiba.

Prisão por latrocínio

Ainda durante a operação, os policiais prenderam um foragido da Justiça por latrocínio. Ao ser abordado, o rapaz de 21 anos forneceu um nome falso para tentar evitar a prisão.

A PM informou que o jovem é investigado por matar uma mulher de 41 anos, em 27 de julho deste ano, na zona rural de Coluna (MG); um adolescente também participou do crime. Eles roubaram a casa dela e a mataram com um golpe de faca.

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Foto: Polícia Militar/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui