“Ponto de encontro do itamarandibano, a tradicional e secular Feira de Itamarandiba é sempre realizada aos sábados, reunindo pessoas de todo o município e a de outros municípios da região. O Mercado Municipal, que atualmente passa pela ampliação de suas instalações, está localizado na principal praça da cidade, a Praça dos Agricultores; considerada uma das principais feiras populares do nordeste mineiro…”.
Há muitos anos quando internautas pesquisam sobre a cidade de Itamarandiba, se deparam com citação relacionada ao Mercado Municipal, apesar de que a ampliação foi paralisada a quase 6 anos.
A ampliação das instalações do Mercado Municipal foi anunciada há aproximadamente oito anos, e a expectativa de que um dos cartões postais da cidade fique novinho fizeram com que os itamarandibanos se orgulhassem ainda mais da cidade onde moram.
Mas com o decorrer do tempo o sonho foi se tornando em pesadelo, após os inícios das obras no governo de 2005/2008 e a não conclusão da mesma, ficou um grande constrangimento por parte da população. Pois aquilo que seria uma beleza da terra, se tornou uma vergonha.
O governo 2009/2012, que sucedeu aquele que deu início às obras, não se mobilizou para dar prosseguimento às reformas e com isso a população sofreu com as péssimas condições oferecidas no prédio, sendo que é utilizado, em sua maioria, por trabalhadores da zona rural, que ali vendem seus produtos aos sábados.
Mas segundo a prefeitura municipal de Itamarandiba, um convênio firmado na manhã da última quinta-feira, 05/12, na qual o Prefeito Erildo Gomes esteve em Belo Horizonte para assinatura dos documentos que autorizam o reinício das obras. Com isso o valor de R$ 150 mil, já será aplicado na primeira fase da reforma.
Resta esperar o anúncio oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura para saber quando se dará o início da obra.
Com essa notícia, o povo espera que finalmente saia do papel e seja realmente executado, pois esta obra beneficiará toda a população itamarandibana, urbana e rural.
Foto do Mercado de Itamarandiba
Via Itamarandiba Hoje