Minas se mantém como segundo estado a gerar mais empregos no Brasil

0

Minas Gerais está, novamente, entre os primeiros estados da federação que mais geram empregos em todo o país, em 2019. Das 43.820 vagas abertas no Brasil, no mês de julho, Minas é responsável por 24% dos novos postos, com a criação líquida (diferença entre contratados e demitidos) de 10.609 oportunidades para os trabalhadores. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (23/8).






Os números mostram ainda que Minas também ocupa a segunda posição no acumulado do ano, com a geração líquida de 99.946 vagas (21,66%). São Paulo vem em primeiro lugar com 174.270 ocupações (37,76%).

“A contínua contratação líquida no setor formal da economia mineira, acrescida aos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, referente ao primeiro semestre do ano, reforça a tendência de que o estado de Minas Gerais vem mantendo sua recuperação do emprego”, destaca a  diretora de estatística da Fundação João Pinheiro, Eleonora Cruz Santos.

No que diz respeito aos setores que abriram mais oportunidades no estado, a construção civil saiu do terceiro lugar, ocupado em junho ( 2.439), e se firmou como o que mais atraiu trabalhadores no mês de julho, sendo responsável por 56%  do total de vagas (5.958). Em seguida aparecem as áreas de serviços, com quase 36% (3.794 vagas) e Indústria de transformação, com 29,32% (3.111 vagas). A agropecuária foi o setor que mais perdeu vagas em todo o estado (3.682 vagas), embora mantenha o segundo lugar em contratações em 2019.

No acumulado do ano, as maiores contratações se deram, até o momento, nos seguintes setores: outros serviços (38,7%), agropecuária (31,4%), construção civil (20,5%) e indústria de transformação (15,7%).

Sine

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Sine ofereceu mais de 9.500 vagas no mês de julho, em todo o estado. Os setores que disponibilizaram mais vagas foram os de serviços,  agropecuária, construção e indústria.

Os interessados em conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho devem se dirigir a uma das unidades do Sine e levar o documento de identidade, o CPF e a carteira de trabalho, para se candidatar às vagas disponíveis diariamente. Os endereços dos postos podem ser encontrados no site da Sedese (clique aqui).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:





(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui